O astroturfing é uma técnica de marketing com um potencial extremamente importante que nasce nos Estados Unidos para criar consenso em torno de um bem ou de um serviço específico.
Essa técnica é utilizada também a nível político e já foi utilizada para criar consenso de baixo para cima para fazer um candidato vencer e estabelecer uma campanha direcionada que o promova de maneira extrema.
O astroturfing na web
Para fazer astroturfing, podem-se utilizar os métodos tradicionais, mas para implementar ações massivas de amplo espectro, prefere-se a web, especialmente as redes sociais.
Basicamente, pagam-se recursos para falar bem ou mal do produto ou do serviço a ser avaliado ou desacreditado.
Existem diferentes atores nesse caso:
- O astroturfer: usuários com perfis múltiplos e grupos de influência on-line que têm o objetivo de criar a convicção de que o que se diz nesses ambientes é a verdade;
- Perfis falsos: usuários fictícios que tendem a ajudar a ampliar comentários e opiniões comuns;
- Troll: uma figura já famosa na web. São os chamados promotores de ódio, pagos para desacreditar e provocar, úteis para criar viralidade nas postagens.
Origem do nome e finalidades
O termo astroturfing nasce de Astro Turf, uma grama sintética utilizada nos campos de futebol. O termo vai em oposição ao grassroots, seu homônimo natural. Portanto, é necessário esclarecer: essa técnica tende a mistificar a realidade e a criar um consenso absolutamente artificial.
Em oposição, o grassroots também é transposto para uma técnica de marketing mais natural que tem as mesmas finalidades, mas não mistifica a realidade, e sim a molda de maneira orgânica.
Exemplo de astroturfing
O Sunday Times, a famosa revista inglesa, criou uma campanha de astroturfing contra a Amazon para destacar as falhas do sistema de avaliações do gigante do e-commerce americano.
Um livro cheio de erros e imprecisões, è tornou-se um best-seller em poucas semanas, investindo apenas 65 libras e três dias de trabalho.
A Amazon imediatamente removeu as avaliações e tentou fechar as falhas de segurança assim que possível.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.







