O que é o barter

O barter nada mais é do que a clássica permuta.

Na prática, consiste na troca de bens e serviços sem o uso de dinheiro.

No que diz respeito à publicidade, é o pagamento que se estabelece total ou parcialmente pela aquisição de um espaço publicitário nos meios de comunicação.

O objetivo do barter é transmitir gratuitamente ou com uma compensação reduzida a mensagem publicitária de uma emissora de televisão.

Portanto, consiste em uma série de atividades que fornecem à televisão ou ao cinema programas já financiados e realizados em troca da exibição dos mesmos com um custo mínimo.

Vantagens do barter

O barter é uma técnica muito utilizada no campo publicitário porque traz diversas vantagens:

  • Permite às empresas economizar na compra de espaços publicitários;
  • Financia as campanhas utilizando mercadorias e serviços de própria produção;
  • Permite que as emissoras de televisão tenham à disposição programas de entretenimento já financiados;
  • As emissoras de televisão podem adicionar os programas ao seu palinsesto.

Os programas são estruturados como uma transmissão televisiva simples e regular, mas são percebidos pelo consumidor de maneira diferente do clássico comercial de televisão.

De fato, conseguem capturar a atenção de forma mais eficaz em comparação ao clássico comercial.

Além disso, permite que o telespectador perceba uma maior consciência da marca.

Como funciona o barter publicitário

Quando uma empresa decide usufruir do barter, geralmente fornece os bens de sua própria produção para outra empresa.

Esta é chamada de barter company ou loja de anúncios.

A  empresa de troca atua como intermediária entre a empresa e o editor.

Portanto, compra os espaços publicitários dos proprietários dos meios de comunicação e os revende para a empresa em troca da mercadoria ou do serviço acordado.

Por fim, reposiciona a mercadoria no mercado com base nos termos,  nas condições e nos preços acordados com a empresa produtora durante a negociação.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.