O barter nada mais é do que a clássica permuta.
Na prática, consiste na troca de bens e serviços sem o uso de dinheiro.
No que diz respeito à publicidade, é o pagamento que se estabelece total ou parcialmente pela aquisição de um espaço publicitário nos meios de comunicação.
O objetivo do barter é transmitir gratuitamente ou com uma compensação reduzida a mensagem publicitária de uma emissora de televisão.
Portanto, consiste em uma série de atividades que fornecem à televisão ou ao cinema programas já financiados e realizados em troca da exibição dos mesmos com um custo mínimo.
Vantagens do barter
O barter é uma técnica muito utilizada no campo publicitário porque traz diversas vantagens:
- Permite às empresas economizar na compra de espaços publicitários;
- Financia as campanhas utilizando mercadorias e serviços de própria produção;
- Permite que as emissoras de televisão tenham à disposição programas de entretenimento já financiados;
- As emissoras de televisão podem adicionar os programas ao seu palinsesto.
Os programas são estruturados como uma transmissão televisiva simples e regular, mas são percebidos pelo consumidor de maneira diferente do clássico comercial de televisão.
De fato, conseguem capturar a atenção de forma mais eficaz em comparação ao clássico comercial.
Além disso, permite que o telespectador perceba uma maior consciência da marca.
Como funciona o barter publicitário
Quando uma empresa decide usufruir do barter, geralmente fornece os bens de sua própria produção para outra empresa.
Esta é chamada de barter company ou loja de anúncios.
A empresa de troca atua como intermediária entre a empresa e o editor.
Portanto, compra os espaços publicitários dos proprietários dos meios de comunicação e os revende para a empresa em troca da mercadoria ou do serviço acordado.
Por fim, reposiciona a mercadoria no mercado com base nos termos, nas condições e nos preços acordados com a empresa produtora durante a negociação.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.