O que é o Benchmark

O benchmarking é um termo frequentemente utilizado em economia, finanças e marketing. Com essa palavra, especialmente no marketing, define-se a atividade de estudo, análise e pesquisa que as empresas realizam sobre os pontos fortes de outra atividade semelhante à sua (os benchmarks).

A atividade de benchmarking é uma espécie de avaliação dos concorrentes e, consequentemente, da sua empresa.

Quando se faz benchmarking, analisa-se o mercado e aproveitam-se os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

O que são o benchmark e o benchmarking em economia e finanças

Em finanças e economia, o benchmark é um indicador de desempenho que tem como objetivo avaliar seus produtos em um determinado aspecto.

Enquanto o benchmarking é a atividade que leva a essa avaliação com base no

benchmark analisado.

Tipos de benchmarking

Voltando ao marketing, existem vários tipos de benchmarking:

  • Benchmarking interno: este tipo de benchmarking é o único que não prevê uma comparação com realidades externas. Baseia-se, portanto, na análise do benchmark (o indicador de performance) da própria empresa e tenta melhorar esses valores específicos por meio da pesquisa das criticidades.
  • Benchmarking externo: este é o clássico benchmarking definido também como competitivo. Como dissemos na definição, neste tipo de benchmarking se analisam os elementos e as dinâmicas das outras empresas que se destacam no seu setor. Uma análise desse tipo é importantíssima para entender como a concorrência se move e como se pode melhorar a própria empresa.
  • Benchmarking funcional: Este benchmarking, chamado também de de processo, é mais fácil de realizar uma vez que não visa apenas concorrentes diretos, mas também a análise de empresas que se destacam em setores específicos (como a produção, a venda ou a gestão de recursos humanos). É extremamente útil para melhorar a própria empresa em alguns aspectos específicos que não estão diretamente relacionados ao bem ou produto que se produz.
  • Benchmarking genérico: definido também como benchmarking best practice, è muito difícil de obter. De fato, trata-se de uma análise muito específica sobre o concorrente definido como líder do setor. Será extremamente útil conseguir ter informações o mais detalhadas possível, mas, justamente por isso, será árduo obtê-las.

Em todo caso, como visto, os tipos de benchmark mudam dependendo do que se deseja analisar (concorrentes internos ou externos) e qual tipo de análise se quer fazer (muito genérica ou mais específica).

Os objetivos do benchmarking

O objetivo de cada atividade de benchmarking é medir e, possivelmente, analisar especificamente um determinado valor de performance (o benchmark), de modo a poder avaliar os próprios e melhorar a empresa nesse aspecto.

Características do benchmark

Se na finança a transparência do investidor se torna fundamental, no marketing são dois os fatores fundamentais para a veracidade do benchmark:

  • Representatividade: a análise deve se referir a um valor representativo tanto para a empresa analisada quanto para a relevância das performances em análise.
  • Replicabilidade: obviamente o fator, se analisado, deve poder ser replicado também com variações na própria empresa.

Exemplos de benchmarking

Os exemplos podem ser muitos e nos setores industriais e estratégicos para obter benchmarks verdadeiros são necessários anos de análise porque obter informações é tudo menos fácil.

No marketing digital, por outro lado, é muito mais simples obter os benchmarks.

Por exemplo, analisam-se os concorrentes de referência para um determinado setor e faz-se uma avaliação sobre o que pode ser utilizado para aumentar a própria fama: basta analisar o site web, as campanhas já realizadas pelo concorrente. Enfim, todos dados acessíveis de maneira bastante simples na web.

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