O benefício significa literalmente vantagem, ou seja, a vantagem que um produto promete ao consumidor.
Na prática é a solução que o produto/serviço oferece aos clientes: a publicidade do produto se foca na promessa de que ele resolverá um determinado tipo de problema ou situação.
A segmentação de benefícios representa uma das estratégias fundamentais que o marketing utiliza para identificar o target de referência de uma empresa, de um produto ou de um serviço.
Através do processo de segmentação é possível relacionar a demanda a grupos homogêneos de clientes unidos por características particulares. Os critérios utilizados para segmentar o mercado são:
- Aspectos demográficos
- Aspectos geográficos
- Aspectos comportamentais
Diversas pessoas buscam no mesmo produto características diferentes, portanto a segmentação de benefícios tem o objetivo de identificá-las e classificar o mercado com base nelas para conseguir definir estratégias de marketing específicas para diferentes públicos-alvo.
O ponto principal è, portanto, entender do que o cliente precisa e iniciar campanhas publicitárias promocionais capazes de responder às suas necessidades, tornando o produto eficaz aos olhos do consumidor.
Exemplos de benefícios: O caso do detergente Ifix.
Após uma análise de mercado aprofundada, descobriu-se que em muitas famílias tradicionais são as mulheres que cuidam de todas as tarefas domésticas. Muitas delas, ao lavar roupas à mão, não protegem as mãos com luvas.
A empresa decidiu então adicionar creme hidratante ao seu detergente Ifix, para que as mãos das donas de casa permaneçam macias.
Portanto, no caso do Ifix, o benefício é muito simples de identificar: "Ifix deixa as mãos macias e aveludadas".
O consumidor é incentivado a comprar aquele produto em vez de outro justamente porque traz mais benefícios em relação a um concorrente.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.