O que é o brainstorming

O brainstorming é a técnica de pensamento que frequentemente é utilizada nas fases iniciais de um projeto.

Ao contrário de outras técnicas mais estruturadas, o brainstorming tende a dar máxima liberdade aos protagonistas que podem deixar fluir e extrair todas as ideias relacionadas a um certo assunto.

Aplicações e características do brainstorming

O brainstorming (literalmente tempestade de ideias) nasceu em 1957 da ideia do publicitário Alex Faickney Osborn, que a teorizou. Falamos de uma técnica que tende a criar relações e associações de ideias para gerar novas e estruturar um projeto.

O brainstorming acontece desta forma:

  • É feito em grupo.
  • Há um moderador que expõe um tópico inicial principal.
  • Os participantes começam livremente a expor suas ideias que se conectam, umas às outras, sem prioridades ou hierarquias.
  • O moderador escreve tudo em um quadro ou em um suporte similar.

Uma vez terminada a fase quantitativa ou divergente, passa-se a uma triagem das ideias que são avaliadas qualitativamente (fase convergente).

Segundo Osborn, as características para um bom brainstorming são:

  • Liberdade absoluta de pensamento dos participantes.
  • Nunca se julga e nunca se critica as ideias dos participantes.
  • A espontaneidade dos participantes e a quantidade de ideias, mesmo que conectadas entre si, são valorizadas.

Diferença entre o brainstorming e a técnica dos seis chapéus do pensamento

A primeira, como dito, é um fluxo de ideias que, aos poucos, tendem a ser refinadas e escolhidas para poder avançar no projeto. No brainstorming, há absoluta liberdade de pensamento. Na técnica dos six thinking hats, por outro lado, o conceito deve ser analisado segundo fatores padrão e, de qualquer forma, a criação de ideias e pensamentos é mais estruturada e "limitada" em um âmbito de análise circunscrito (mas não muito).

Em definitiva, o brainstorming é uma técnica utilíssima para produzir ideias livres que podem se revelar vitoriosas e muito eficazes.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.