O brainstorming é a técnica de pensamento que frequentemente é utilizada nas fases iniciais de um projeto.
Ao contrário de outras técnicas mais estruturadas, o brainstorming tende a dar máxima liberdade aos protagonistas que podem deixar fluir e extrair todas as ideias relacionadas a um certo assunto.
Aplicações e características do brainstorming
O brainstorming (literalmente tempestade de ideias) nasceu em 1957 da ideia do publicitário Alex Faickney Osborn, que a teorizou. Falamos de uma técnica que tende a criar relações e associações de ideias para gerar novas e estruturar um projeto.
O brainstorming acontece desta forma:
- É feito em grupo.
- Há um moderador que expõe um tópico inicial principal.
- Os participantes começam livremente a expor suas ideias que se conectam, umas às outras, sem prioridades ou hierarquias.
- O moderador escreve tudo em um quadro ou em um suporte similar.
Uma vez terminada a fase quantitativa ou divergente, passa-se a uma triagem das ideias que são avaliadas qualitativamente (fase convergente).
Segundo Osborn, as características para um bom brainstorming são:
- Liberdade absoluta de pensamento dos participantes.
- Nunca se julga e nunca se critica as ideias dos participantes.
- A espontaneidade dos participantes e a quantidade de ideias, mesmo que conectadas entre si, são valorizadas.
Diferença entre o brainstorming e a técnica dos seis chapéus do pensamento
A primeira, como dito, é um fluxo de ideias que, aos poucos, tendem a ser refinadas e escolhidas para poder avançar no projeto. No brainstorming, há absoluta liberdade de pensamento. Na técnica dos six thinking hats, por outro lado, o conceito deve ser analisado segundo fatores padrão e, de qualquer forma, a criação de ideias e pensamentos é mais estruturada e "limitada" em um âmbito de análise circunscrito (mas não muito).
Em definitiva, o brainstorming é uma técnica utilíssima para produzir ideias livres que podem se revelar vitoriosas e muito eficazes.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.