O que é o brand ambassador

O embaixador da marca é o porta-voz da marca, uma espécie de testemunhal, ou seja, o profissional da empresa que tem a tarefa de promover a marca e estimular as vendas.

Em geral, trata-se de uma entidade bem informada sobre a marca que está sendo representada, tem um grau de conhecimento muito amplo sobre alguns produtos que são utilizados no dia a dia, e fazem com que suas opiniões influenciem as dos consumidores, orientando-os a comprar o produto ou serviço patrocinado. 

O objetivo do embaixador da marca é manter uma imagem positiva de uma empresa, de fato, é responsável pela visibilidade da marca através do boca a boca.

Como se torna um embaixador da marca?

Para se tornar um embaixador da marca é necessário ter um conhecimento aprofundado da marca e do mercado em que a empresa opera, e deve ser capaz de identificar e satisfazer cada necessidade do consumidor por meio do produto patrocinado. É um papel que é desempenhado principalmente por profissionais da web e das redes sociais, importante para o desenvolvimento do brand.

A presença assídua nas redes sociais do brand ambassador faz com que a marca seja facilmente acessível aos olhos do consumidor, ou mais especificamente ao target escolhido.

As responsabilidades do brand ambassador incluem:

  • Representar positivamente a marca
  • Analisar e examinar as características do produto a ser divulgado
  • Colaborar no desenvolvimento de ideias de marketing
  • Estabelecer e manter relações comerciais com fornecedores e distribuidores
  • Transmitir uma imagem positiva dos produtos e serviços de seus clientes
  • Estudar os objetivos de marketing de uma empresa e organizar eventos comerciais
  • Participar de eventos de marketing
  • Gerar conscientização da marca através do boca a boca
  • Ser um líder de opinião na sua comunidade
  • Fornecer feedback e informações sobre novos produtos ou serviços
  • Promover a marca através de suas contas pessoais nas redes sociais
  • Contatar os clientes para atualizá-los sobre desenvolvimentos, ofertas e melhorias

O embaixador da marca interage com os clientes de uma empresa, entrando em contato com um número relevante de pessoas interessadas em seus produtos e serviços, escreve conteúdos para a marca e os compartilha nas redes sociais para aumentar a visibilidade da web.

Por que é importante ter um embaixador da marca na empresa?

Cada empresa que se preze busca mostrar ao público o melhor perfil de sua marca. Para convencer o cliente da qualidade de seus produtos existe uma figura no marketing moderno que cuida de tudo isso: o embaixador da marca.

Ter um embaixador da marca na empresa é importante porque ele consegue aproximar os produtos, os serviços e os valores da empresa diretamente do público, conseguindo dar à marca uma espécie de rosto humano.

Portanto, em comparação com a publicidade tradicional, as empresas que têm um embaixador da marca conseguem adquirir mais clientes e fidelizá-los mais rapidamente, por isso as empresas usam cada vez mais os embaixadores da marca.

Importante! A confiança e a credibilidade é um ponto forte para ser um bom embaixador da marca, de fato, muitas empresas preferem pessoas que tenham uma ampla gama  de pessoas que confiam nelas e são receptivas à promoção da marca.

È portanto fundamental que um embaixador da marca saiba tudo sobre a marca da empresa anunciada, para poder ter certeza de representá-la sempre de forma positiva.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.