A brand awareness, ou notoriedade de marca, é a importância que o consumidor dá a uma marca quando se encontra diante de uma escolha de compra.
O objetivo da brand awareness é ser sempre a primeira alternativa à qual o consumidor pensa em um momento de necessidade, de necessidade.
É muito importante, portanto, definir da melhor maneira o seu brand positioning para ter uma alta notoriedade de marca na mente do consumidor.
Como medir a brand awareness?
Para medir a notoriedade de marca é essencial conhecer a pirâmide de Aaker, ou seja, uma escala de valores que nos permite identificar a
posição exata da nossa marca e quanto falta para alcançar o topo, a consideração máxima do consumidor.
Analisemos em detalhe os passos da pirâmide de Aaker:
- Ausência de conhecimento: seus potenciais clientes não têm ideia da sua existência no mercado. Isso é a base da pirâmide, neste passo seu trabalho è praticamente inexistente.
- Conhecimento superficial: sua marca começa a ser conhecida. È ainda o início, portanto, não podemos ainda falar de notoriedade de marca.
- Conhecimento forte: o nível de notoriedade è bastante forte, estamos quase no topo da pirâmide. Neste estágio você já está na mente do consumidor diante de uma escolha de compra.
- Top of Mind: quando você atinge este ponto significa que o trabalho da sua marca funciona! A sua marca é aquela que o consumidor pensa primeiro em um momento de necessidade ou desejo.
Para medir nosso nível na pirâmide de Aaker precisamos de ferramentas que nos permitem fazer uma avaliação objetiva.
Uma das melhores ferramentas é com certeza Google Analytics, que nos permite monitorar o tráfego no nosso site, a taxa de rejeição, as conversões dos usuários, as fontes de tráfego, etc.
Outra ferramenta válida para medir nossa brand awareness é Facebook Insight. Se você tem uma página do Facebook da sua atividade, esta ferramenta permitirá que você entenda em detalhes as características do seu público.
Entrelaçando os dados do Google Analytics e do Facebook Insight, você pode implementar uma estratégia de SEO e aumentar a sua notoriedade de marca.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.