A posicionamento de marca é a posição que nossa marca ocupa dentro da mente de nossos potenciais clientes. Antes de escrever textos e fazer marketing, é preciso saber e ter bem claro o posicionamento de mercado da nossa marca ou produto.
O posicionamento deve ser:
- Competitivo: ou seja, deve ser capaz de definir a imagem e a oferta da empresa, de modo a permitir que ela ocupe uma posição distinta na mente do nosso mercado-alvo
- Relevante para um determinado público-alvo: o posicionamento não terá sucesso se refletir características que o produto não é capaz de oferecer ou que não são importantes para nosso público-alvo. O grupo-alvo deve perceber as vantagens do nosso produto, caso contrário, o posicionamento não será eficaz
- Distintivo em relação aos nossos concorrentes: o posicionamento deve ser bem distinto da concorrência e, acima de tudo, deve ser rico em aspectos positivos. O brand positioning nos permite entrar na mente dos nossos concorrentes e posicionar nossa marca, desqualificando as outras marcas. Em outras palavras, nos permite posicionar os concorrentes em uma posição mais desfavorável em relação à nossa.
Além disso, é importante ressaltar que o posicionamento nos permite diferenciar-nos em relação a um determinado mercado-alvo, e não em relação ao mundo todo.
Como fazer posicionamento de marca?
O nosso posicionamento de marca deve ser eficaz e a longo prazo, para isso é necessário identificar os pontos fortes e fracos do nosso produto respondendo a estas perguntas muito simples:
- Em quais aspectos o nosso produto é semelhante à concorrência e em que ele se diferencia?
- Qual é a sua unicidade?
- As eventuais diferenças em relação à concorrência que efeito terão sobre o mercado-alvo?
Uma vez respondidas essas perguntas, existem 2 maneiras de fazer o posicionamento de forma eficaz, ou seja:
- Ajuste
- Mapeamento
Posicionamento através do matching
O posicionamento através do matching nos permite combinar as características distintivas do nosso produto com as exigências do mercado ao qual nos referimos.
Fases para o matching:
- Identifique as características que tornam seu produto/serviço original e único em relação à concorrência
- Identifique seu mercado-alvo principal e suas características
- Identifique as necessidades e exigências: o que o mercado-alvo realmente está comprando?
- Combine as características do seu produto com as exigências e os necessidades do seu mercado-alvo
Posicionamento através do mapping
O posicionamento através do mapping nos permite ter um mapa completo de quais são os vantagens-chave do nosso produto, ou seja, vantagens consideradas importantes pelo nosso mercado-alvo e classificar os produtos de todos os nossos concorrentes.
Fases para o mapeamento:
- Elabore uma lista dos vantagens atribuídas ao seu produto em ordem de importância
- Criar um ranking sobre:
a) Os benefícios individuais do seu produto e da concorrência
b) Os benefícios que o seu produto pode oferecer ao mercado-alvo
c) Os pontos fracos da concorrência
3. Decida a posição do seu produto no mapa. Para o sucesso da nossa empresa é importante definir e conhecer perfeitamente a nossa posicionamento de marca e o nosso posicionamento empresarial dentro do mercado.
Caso estudo
A seguir, apresento dois casos de estudo relativos aos mapas de posicionamento.
- O primeiro caso refere-se ao posicionamento de mercado de algumas marcas muito conhecidas de massa e seus respectivos concorrentes.
- O segundo caso refere-se a um mapa de posicionamento relacionado ao setor automotivo, baseado nas diferenças de preço e na imagem da marca, ou seja, a imagem corporativa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.