O que é o reconhecimento de marca

Como o brand recall, também a brand recognition é uma modalidà para medir o reconhecimento de marca no público.

Diferenças entre brand recall e brand recognition

Estamos sempre falando de elementos que compõem a mensurabilidade da brand awareness, mas a diferença entre os dois termos está no grau de força do reconhecimento de marca.

A brand recognition è uma variável mais fraca em comparação ao brand recall, pois se foca em detalhes intrínsecos à marca, como slogans, payoff e logotipo.

Diferentemente, por outro lado, do brand recall, que conecta emocional e mentalmente a marca a uma lembrança e, portanto, é mais forte.

Na verdade, o brand recall se concentra não apenas na marca em si, mas na categoria mercadológica associada à marca.

A reconhecimento de marca, por sua vez, é mais específica (portanto mais fraca).

Normalmente, os grupos que estudam o reconhecimento de marca se baseiam nos chamados testes de reconhecimento e são baseados no reconhecimento imediato e não mediado do usuário em relação à marca.

Portanto, a conscientização da marca inclui dentro de sé também o reconhecimento de marca.

Como desenvolver e aumentar o reconhecimento de marca

É fundamental tornar os elementos constitutivos da marca absolutamente reconhecíveis e únicos. Para fazer isso é necessário:

  • Estudar uma imagem coordenada com cores e fontes reconhecíveis à primeira vista.
  • Estabelecer uma presença online coerente com a imagem coordenada.
  • Criar campanhas ADS e comunicações offline reconhecíveis que, além de aumentar o reconhecimento de marca, cheguem à memória do usuário, aumentando também a recordação da marca.

Concluindo, o reconhecimento de marca e a lembrança de marca constituem os pilares de uma correta reconhecibilidà de marca aos olhos do usuário.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.