O que é branding

O branding è uma técnica de marketing que se utiliza nas empresas.

É utilizada para criar a imagem desejada de um produto ou de uma empresa na mente do consumidor.

O branding utiliza nomes ou símbolos originais diferenciando a sua oferta daquelas competitivas.

Seu objetivo è promover a brand image e incentivar a brand loyalty.

A definição de brand ajuda os consumidores a identificar os produtos específicos que satisfazem suas necessidades.

Estratégias de branding

O branding è um elemento fundamental para as empresas.

Tem efeitos positivos sobre:

  • Os consumidores: que ajuda a tomar decisões sobre uma compra em vez de outra;
  • Os funcionários: aumentando a reputação de uma empresa.

As empresas utilizam diferentes ferramentas para criar uma estratégia de branding

A primeira fase é concentrar-se sobre o análise, que ajuda a identificar todas as características fundamentais para desenvolver a nova identidade e dar forma a uma marca.

Além disso, o branding pode ser realizado através:

  • A definição da marca: identificar o propósito, os valores, a promessa, a Unique Selling Proposition (USP). Além disso, è importante definir a missão, ou seja, os objetivos a serem alcançados;
  • O posicionamento: como posicionar o produto no mercado;
  • A identidade da marca: definir o nome, o tom de voz, o design da identidadeà visual;
  • A publicidade e a comunicação: escolher o meio para divulgar a mensagem publicitária, TV, rádio, revistas, anúncios;
  • Definir o marketing digital:  a componente do marketing que utiliza a internet para analisar o mercado, elaborar estratégias e publicitar os produtos;
  • Patrocínios e parcerias;
  • Design do produto e embalagem;
  • Experiência em loja;
  • Experiência de trabalho;
  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • Estratégia de preços;

Agrade graças às estratégias de branding, a empresa pode desenhar a identidade da sua marca de maneira eficaz e original.

Exemplos de branding

O branding é dividido em diferentes categorias:

  • Símbolos: O branding pode ser um símbolo reconhecível com o qual os consumidores se identificam facilmente. Um exemplo pode ser o swoosh da Nike, os arcos do McDonald's e a maçã utilizada pela Apple. Estes são facilmente reconhecíveis e atribuíveis à marca;
  • Slogans: o slogan é a frase que muitas vezes acompanha o logo e o faz ser reconhecido.

Para concluir, podemos dizer que as empresas utilizam o branding para se diferenciar da concorrência, buscando criar uma experiência única para o cliente.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.