O branding è uma técnica de marketing que se utiliza nas empresas.
É utilizada para criar a imagem desejada de um produto ou de uma empresa na mente do consumidor.
O branding utiliza nomes ou símbolos originais diferenciando a sua oferta daquelas competitivas.
Seu objetivo è promover a brand image e incentivar a brand loyalty.
A definição de brand ajuda os consumidores a identificar os produtos específicos que satisfazem suas necessidades.
Estratégias de branding
O branding è um elemento fundamental para as empresas.
Tem efeitos positivos sobre:
- Os consumidores: que ajuda a tomar decisões sobre uma compra em vez de outra;
- Os funcionários: aumentando a reputação de uma empresa.
As empresas utilizam diferentes ferramentas para criar uma estratégia de branding
A primeira fase é concentrar-se sobre o análise, que ajuda a identificar todas as características fundamentais para desenvolver a nova identidade e dar forma a uma marca.
Além disso, o branding pode ser realizado através:
- A definição da marca: identificar o propósito, os valores, a promessa, a Unique Selling Proposition (USP). Além disso, è importante definir a missão, ou seja, os objetivos a serem alcançados;
- O posicionamento: como posicionar o produto no mercado;
- A identidade da marca: definir o nome, o tom de voz, o design da identidadeà visual;
- A publicidade e a comunicação: escolher o meio para divulgar a mensagem publicitária, TV, rádio, revistas, anúncios;
- Definir o marketing digital: a componente do marketing que utiliza a internet para analisar o mercado, elaborar estratégias e publicitar os produtos;
- Patrocínios e parcerias;
- Design do produto e embalagem;
- Experiência em loja;
- Experiência de trabalho;
- Serviço de atendimento ao cliente;
- Estratégia de preços;
Agrade graças às estratégias de branding, a empresa pode desenhar a identidade da sua marca de maneira eficaz e original.
Exemplos de branding
O branding é dividido em diferentes categorias:
- Símbolos: O branding pode ser um símbolo reconhecível com o qual os consumidores se identificam facilmente. Um exemplo pode ser o swoosh da Nike, os arcos do McDonald's e a maçã utilizada pela Apple. Estes são facilmente reconhecíveis e atribuíveis à marca;
- Slogans: o slogan é a frase que muitas vezes acompanha o logo e o faz ser reconhecido.
Para concluir, podemos dizer que as empresas utilizam o branding para se diferenciar da concorrência, buscando criar uma experiência única para o cliente.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.