O que é o brick and mortar

O brick and mortar è um modelo de negócios no qual se afirma que uma atividade é composta por pontos de venda físicos onde os clientes podem ver, experimentar e comprar produtos ou serviços.

O brick and mortar traduz-se como “tijolos e argamassa” e remete aos materiais de construção das lojas físicas.

Esse termo, è nasceu com o advento do e-commerce que distingue, precisamente, os modelos de negócios tradicionais dos online.

De fato, o conceito de brick and mortar é utilizado para se referir à presença física de uma empresa e aos seus pontos de venda.

Vantagens do brick and mortar

O mundo digital está tomando conta das pequenas atividades físicas.

O e-commerce é o nosso futuro como todas as outras plataformas digitais criadas e aperfeiçoadas ao longo dos anos.

Existem setores, porém, em que a presença do ponto de venda é um fator a não subestimar.

Alguns produtos precisam ser tocados com as mãos, vistos de perto e serem testados.

E é aqui que entra em cena este modelo de negócio: brick and mortar.

Nos lugares onde ocorre a venda, além disso se constrói e se consolida a relação com a marca.

De fato, em alguns casos, as lojas físicas tornam-se um espaço pensado para oferecer aos consumidores uma experiência diferente de contato com a marca.

Exemplos de lojas físicas

Como já dissemos, existem produtos que precisam ser tocados e testados para serem comprados, quais?

Um exemplo está no setor de beleza e bem-estar:

  • Perfumes: cada perfume muda dependendo da pele que o abriga, portanto é sempre melhor experimentar antes de comprar;
  • Maquiagem: o mesmo vale para a maquiagem, é fundamental testá-la para combiná-la com a cor da pele;
  • Cremes: nem sempre o cheiro dos cremes corresponde às nossas expectativas!

Além disso, se você tem uma loja física pode ter também uma vitrine de e-commerce, trabalhando com ambos os setores.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.