O que é o briefing

O briefing é uma breve reunião de trabalho durante a qual são estabelecidas as características de uma atividade específica e onde são coletadas e discutidas todas as informações para fazer uma campanha publicitária.

Hoje, utiliza-se muito frequentemente também no ámbito da organização empresarial, onde os gerentes de um ramo convocam seus colaboradores para um chamado briefing empresarial.

O briefing empresarial é o momento em que gerentes e colaboradores se confrontam sobre o andamento do trabalho e definem como devem ser realizadas determinadas atividades.

No ámbito publicitário, o briefing se encarrega de coletar todas as informações relativas a uma campanha publicitária contratada por uma empresa a outra empresa.

O briefing abrange também o setor de eventos privados, como casamentos ou festas.

Na verdade, trata-se de uma reunião pós-evento que diz respeito às avaliações dos resultados relacionados a aquele evento, fazendo-se uma série de perguntas:

  • Foi respeitado o orçamento?
  • Os prazos de realização foram respeitados?
  • O evento foi executado corretamente ou desviou-se dos objetivos iniciais?
  • Os convidados mostraram-se satisfeitos?
  • A lei da vantagem pessoal foi respeitada?
  • A localização foi adequada como previsto?

Como organizar um briefing?

A primeira etapa para a iniciação de um briefing é conhecer a data, a duração e o número de participantes. Esses dados permitirão escolher também a localização ideal e descobrir como você deve estruturar o evento.

Uma vez tendo esses dados, envia-se um e-mail de convocação para os participantes e assegura-se ter confirmação por parte de todos os participantes deste encontro.

Uma vez que se tenha o número exato de participantes, pode-se cuidar da localização e reservá-la para o seu evento.

Um dos aspectos fundamentais a serem considerados ao organizar um briefing é o da localização.

Normalmente, um briefing é organizado em um dia útil, portanto a localização deve ser suficientemente confortável para acomodar um grande número de participantes e próxima à sede do escritório para ser mais facilmente acessível; geralmente preferem-se hotéis com salas para reuniões ou espaços de co-working. Uma vez iniciado o briefing, passa-se à organização e programação das várias tarefas que cada um deverá realizar em sua área.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.