O briefing é uma breve reunião de trabalho durante a qual são estabelecidas as características de uma atividade específica e onde são coletadas e discutidas todas as informações para fazer uma campanha publicitária.
Hoje, utiliza-se muito frequentemente também no ámbito da organização empresarial, onde os gerentes de um ramo convocam seus colaboradores para um chamado briefing empresarial.
O briefing empresarial é o momento em que gerentes e colaboradores se confrontam sobre o andamento do trabalho e definem como devem ser realizadas determinadas atividades.
No ámbito publicitário, o briefing se encarrega de coletar todas as informações relativas a uma campanha publicitária contratada por uma empresa a outra empresa.
O briefing abrange também o setor de eventos privados, como casamentos ou festas.
Na verdade, trata-se de uma reunião pós-evento que diz respeito às avaliações dos resultados relacionados a aquele evento, fazendo-se uma série de perguntas:
- Foi respeitado o orçamento?
- Os prazos de realização foram respeitados?
- O evento foi executado corretamente ou desviou-se dos objetivos iniciais?
- Os convidados mostraram-se satisfeitos?
- A lei da vantagem pessoal foi respeitada?
- A localização foi adequada como previsto?
Como organizar um briefing?
A primeira etapa para a iniciação de um briefing é conhecer a data, a duração e o número de participantes. Esses dados permitirão escolher também a localização ideal e descobrir como você deve estruturar o evento.
Uma vez tendo esses dados, envia-se um e-mail de convocação para os participantes e assegura-se ter confirmação por parte de todos os participantes deste encontro.
Uma vez que se tenha o número exato de participantes, pode-se cuidar da localização e reservá-la para o seu evento.
Um dos aspectos fundamentais a serem considerados ao organizar um briefing é o da localização.
Normalmente, um briefing é organizado em um dia útil, portanto a localização deve ser suficientemente confortável para acomodar um grande número de participantes e próxima à sede do escritório para ser mais facilmente acessível; geralmente preferem-se hotéis com salas para reuniões ou espaços de co-working. Uma vez iniciado o briefing, passa-se à organização e programação das várias tarefas que cada um deverá realizar em sua área.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.