Hoje falamos de um novo método de promoção. Como dissemos no artigo do marketing mix, a promoção prevê muitos tipos diferentes de publicidade: um deles é o buzz marketing.
Basicamente, o buzz marketing é o conjunto de atividades de promoção que permitem fazer com que as pessoas falem sobre o produto/serviço e aumentem exponencialmente as conversas, comentários e interações a respeito. O nome também remete ao sentido do buzz marketing.
A palavra onomatopaica "buzz" refere-se ao zumbido das abelhas. De fato, com essa acepção, se quer fazer referência à ideia de contágio social da mensagem. Falar em todos os lugares e em qualquer plataforma sobre o produto e/ou serviço em questão. Esse é o sentido último do buzz marketing.
Muitas vezes, essas atividades são utilizadas na web e nas redes sociais. O buzz marketing é simplesmente a evolução do antigo e sempre útil boca a boca em versão digital.
Em definitiva, esta técnica de promoção refere-se à difusão viral através de blogs, redes sociais, fóruns e outras plataformas digitais da mensagem que se deseja promover. Algumas técnicas úteis para criar o efeito buzz são:
- O hype: a criação de suspense para um evento, um lançamento de um produto ou serviço através de posts e conteúdos que desejam instigar a curiosidade do usuário
- A utilização dos opinion leaders: nos novos canais comunicativos é fundamental fazer com que pessoas influentes nessas plataformas falem sobre o seu produto. Falamos, na verdade, de influenciadores e personalidades (VIP ou não) que possam falar sobre o produto em questão
De maneira geral, o buzz marketing é uma técnica não convencional e usada por curtos períodos, também criando discussões e alvoroço, visando aumentar o interesse sobre o assunto.
Casos de estudo e marcas que utilizam o buzz marketing
No que diz respeito ao hype, è a Netflix que cria conteúdos divertidos que fazem falar frequentemente e de maneiras diferentes sobre novas séries e novos produtos.
Outras marcas também costumam utilizar o buzz marketing. Aqui estão alguns exemplos:
Burger King: o que acontece se os sanduíches mais amados da América não estiverem mais disponíveis!
Estamos em 2007 e a campanha não convencional Whopper Freakout do Burger King previa a criação de um site dedicado onde eram produzidos vídeos (reproduzidos também nas redes sociais). Nestes vídeos, vemos as reações divertidas e totalmente naturais dos clientes que não esperam uma notícia realmente ruim: Sentimos muito, mas não servimos mais Whoppers! (sanduíche carro-chefe do fast food).
A reação quase incrédula de todos os usuários registrados cria conteúdo viral e mostra o quanto os sanduíches do Burger King são amados em todos os Estados Unidos!
Aqui está o vídeo da campanha publicitária.
Mini é em todo lugar: #MININOTNORMAL
Em uma campanha multicanal que também prevê um uso não convencional da mensagem publicitária de 2013, a Mini UK enche as cidades do Reino Unido com outdoors irônicos e divertidos sobre a Mini. A Mini é realmente em todo lugar e até nas redes sociais a hashtag #MININOTNORMAL começa a entrar nos principais trends, convidando a comunidade a publicar o maior número possível de conteúdos com esse slogan!
O resultado é realmente genial.
Em conclusão, o buzz marketing pode ser aplicado de várias maneiras e pode ser estruturado em vários níveis (também com o street marketing como visto com Mini). O importante é que se fale sobre isso. Aqui está a única regra desta técnica de promoção absolutamente não convencional.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.