A call to action também chamada de CTA é um termo em inglês que significa “convite à ação”, na prática tem a função de incentivar o usuário a realizar uma determinada ação para obter uma reação imediata.
È uma ferramenta muito utilizada no que diz respeito ao web marketing e tem como objetivo mostrar ao usuário a ação a ser realizada, permitindo-lhe chegar ao que está procurando.
As call to action geralmente são grandes botões coloridos clicáveis, redondos ou quadrados, com um texto dentro, ou seja, um convite à ação, e colocados em uma página do site bem visível e muito utilizados nas landing pages.
Os motivos pelos quais é utilizada uma call to action
- Para descobrir um serviço em uma página web;
- Para comprar um produto em um site de e-commerce;
- Para se inscrever na newsletter;
- Para deixar seus dados dentro de uma landing page;
- Para promover uma oferta em seu próprio site;
- Para conectar a imagem ou uma página na sua rede social.
Como criar uma call to action?
Antes de criar uma call to action, é preciso fazer algumas perguntas:
Qual é o seu objetivo?
O que você quer vender? Um serviço ou um produto?
Você quer que se inscrevam na sua newsletter?
Cada pergunta deve lembrar que a cada texto corresponde apenas uma call to action.
Para criar uma call to action, é necessário utilizar uma mensagem direta (descubra mais, compre agora, reserve agora, envie uma mensagem), e que seja capaz de descrever o que o serviço oferece.
Para ter uma call to action eficaz, a mensagem deve:
- Ser visível: deve ser inserida no lugar certo para ser vista;
- Capturar sempre a atenção: projetando um gráfico que atraia o usuário;
- Utilizar cores atraentes: que se destaquem e que estejam em contraste com as cores dos outros conteúdos: para obter um efeito imediato é aconselhável utilizar cores vibrantes;
- Ser original: nunca banal e que chegue direto ao ponto.
- Incluir algumas informações extras: é muito útil inserir no texto algumas informações extras para torná-lo mais completo.
Como melhorar a call to action?
Para melhorar a CTA, dou algumas dicas úteis:
- Nunca escreva no texto o botão "enviar": use “baixe agora”, “baixe sua cópia gratuita”, ou qualquer fórmula que aumente o número de cliques;
- Não esconda o CTA: posicione-o sempre de forma que possa ser visível.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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