No setor publicitário, as diversas empresas que trabalham no mundo da publicidade confiam sua publicidade aos Centros de Mídia.
O Centro de Mídia é uma agência onde as empresas planejam a publicidade nos diversos meios disponíveis.
Os meios usados são:
- Papel impresso;
- Televisão;
- Rádio;
- Internet.
Muitos blogueiros ou editores se apoiam nos Centros de Mídia para sua própria publicidade, e conseguem produzir cerca de 80% do faturamento.
Para que servem os Centros de Mídia?
Os Centros de Mídia têm a finalidade de fazer crescer a empresa e gerar o ROI e dar um resultado positivo à empresa:
- Difundir a marca: para torná-la popular;
- Vender produtos: para fazer conhecer seus produtos no mundo;
- Criar buzz Marketing (boca a boca): para espalhar a palavra;
- Solicitar a opinião pública: para ter uma boa avaliação;
- Dar a conhecer uma nova empresa: se uma empresa é nova, é importante começar a fazer o seu brand conhecido.
Para a organização da publicidade de uma empresa é importante realizar pesquisas de mercado, descobrir as tendências do momento, os desenvolvimentos da publicidade e os objetivos a serem alcançados.
Para uma campanha publicitária eficaz e para gerir os custos de desenvolvimento é importante estabelecer um orçamento que a empresa destina aos Centros de Mídia.
Os principais Centros de Mídia na Itália
Diversos são os Centros de Mídia na Itália, os mais importantes são:
- Carat;
- DMC Fullsix;
- Initiative Media;
- LinkMedia;
- Marketing Multimedia;
- MAXUS GLOBAL (GroupM/wpp);
- MCA Mediavest;
- MEC;
- MediaItalia;
- Mindshare;
- Mediacom;
- MPG Media Contact;
- Ogilvy;
- OMD;
- Simple Agency – Aegis Media;
- Starcom Mediavest;
- Universal McCann;
- Vizeum;
- Zenith Optimedia.
Esses Centros de Mídia italianos veiculam a maior parte dos Brands "Made in Italy".
As fases do trabalho com os Centros de Mídia
Os Centros de Mídia acompanham o cliente através de diversas fases:
- Fase preliminar: O Centro de Mídia coleta todas as informações necessárias para implementar uma campanha publicitária eficaz e impactante, então estabelece o target de referência, busca entender os hábitos dos consumidores, realiza uma análise de mercado e dos concorrentes;
- Fase estratégica: uma vez que todas as noções necessárias para disseminar a mensagem tenham sido adquiridas, é importante estabelecer os objetivos a serem alcançados por meio da publicidade realizada;
- Fase criativa: nesta fase, decide-se o que a marca deve comunicar através de uma mensagem específica;
- Fase de planejamento: decide-se com quais meios comunicar, respeitando o orçamento estabelecido;
- Fase de monitoramento: são coletados todos os dados para verificar a influência da publicidade realizada sobre o público-alvo pré-estabelecido;
- Fase de relatórios: Última fase, mas não menos importante, apresentar todos os dados ao cliente e verificar se a campanha promocional foi eficaz.
O Centro de Mídia se conecta diretamente com as chamadas Concessionárias publicitárias (uma empresa de serviços que se ocupa de vender publicidadeà em nome do titular da publicidadeà) para: objetivos, tarifas, pagamentos e comparação dos relatórios.
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