O que é o centro de mídia

No setor publicitário, as diversas empresas que trabalham no mundo da publicidade confiam sua publicidade  aos Centros de Mídia.

O Centro de Mídia  é uma agência onde as empresas planejam a publicidade  nos diversos meios disponíveis.

Os meios usados são:

  • Papel impresso;
  • Televisão;
  • Rádio;
  • Internet.

Muitos blogueiros ou editores se apoiam nos Centros de Mídia para sua própria publicidade,  e conseguem produzir cerca de 80% do faturamento.

Para que servem os Centros de Mídia?

Os Centros de Mídia têm a finalidade de fazer crescer a empresa e gerar o ROI e dar um resultado positivo à empresa:

  • Difundir a marca: para torná-la popular;
  • Vender produtos: para fazer conhecer seus produtos no mundo;
  • Criar buzz Marketing (boca a boca): para espalhar a palavra;
  • Solicitar a opinião pública: para ter uma boa avaliação;
  • Dar a conhecer uma nova empresa: se uma empresa é nova, é importante começar a fazer o seu brand conhecido.

Para a organização da publicidade de uma empresa é importante realizar pesquisas de mercado, descobrir as tendências do momento, os desenvolvimentos da publicidade e os objetivos a serem alcançados.

Para uma campanha publicitária eficaz e para gerir os custos de desenvolvimento é importante estabelecer um orçamento que a empresa destina aos Centros de Mídia. 

Os principais Centros de Mídia na Itália

Diversos são os Centros de Mídia na Itália, os mais importantes são:

  • Carat;
  • DMC Fullsix;
  • Initiative Media;
  • LinkMedia;
  • Marketing Multimedia;
  • MAXUS GLOBAL (GroupM/wpp);
  • MCA Mediavest;
  • MEC;
  • MediaItalia;
  • Mindshare;
  • Mediacom;
  • MPG Media Contact;
  • Ogilvy;
  • OMD;
  • Simple Agency – Aegis Media;
  • Starcom Mediavest;
  • Universal McCann;
  • Vizeum;
  • Zenith Optimedia.

Esses Centros de Mídia italianos veiculam a maior parte dos Brands "Made in Italy".

As fases do trabalho com os Centros de Mídia

Os Centros de Mídia acompanham o cliente através de diversas fases:

  • Fase preliminar: O Centro de Mídia coleta todas as informações necessárias para implementar uma campanha publicitária eficaz e impactante, então estabelece o target de referência, busca entender os hábitos dos consumidores, realiza uma análise de mercado e dos concorrentes
  • Fase estratégica: uma vez que todas as noções necessárias para disseminar a mensagem tenham sido adquiridas, é importante estabelecer os objetivos a serem alcançados por meio da publicidade realizada;
  • Fase criativa: nesta fase, decide-se o que a marca deve comunicar através de uma mensagem específica;
  • Fase de planejamento: decide-se com quais meios comunicar, respeitando o orçamento estabelecido;
  • Fase de monitoramento: são coletados todos os dados para verificar a influência da publicidade realizada sobre o público-alvo pré-estabelecido;
  • Fase de relatórios: Última fase, mas não menos importante, apresentar todos os dados ao cliente e verificar se a campanha promocional foi eficaz.

O Centro de Mídia se conecta diretamente com as chamadas Concessionárias publicitárias (uma empresa de serviços que se ocupa de vender publicidadeà em nome do titular da publicidadeà) para: objetivos, tarifas, pagamentos e comparação dos relatórios.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.