A taxa de churn é a percentagem da taxa de abandono dos usuários de um determinado serviço em um determinado período de tempo, em relação ao número total de clientes que utilizou o serviço no mesmo período.
Em toda estratégia de marketing que se preze, a taxa de churn é um elemento fundamental para o marketing, pois prevê e observa graças à análise de churn.
Isso é um sistema de rastreamento e análise que trabalha com observação, compreensão das causas e previsão do abandono do usuário.
Graças às análises elaboradas com os sistemas de CRM, a empresa pode monitorar o grau de satisfação do cliente, ou seja, a satisfação do cliente e planejar estratégias para evitar que seus clientes abandonem o serviço.
Como calcular a taxa de churn
A taxa de abandono do cliente è uma fórmula matemática simples: total de clientes perdidos em um período, dividido pelos que estavam presentes e utilizaram o serviço no mesmo período.
Com esta fórmula básica è possível obter o valor econômico da perda dos nossos eventuais clientes:
Determine as receitas perdidas no início do mês/subtraia o valor que você tem no final do período e eventuais extras.
Calcular a taxa de abandono do cliente è muito importante para controlar e diminuir a Taxa de Churn do cliente e chegar à anulação dessa métrica.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.