O que é click and mortar

O click and mortar é um modelo de negócios que diz respeito a todas as empresas que aproveitam a venda de seus produtos e serviços tanto através do ponto de venda físico quanto através do site ou outros canais online.

Surge como a evolução da expressão "brick and mortar" que é usada para fazer referência à presença física das empresas através dos pontos de venda.

O modelo click and mortar, por sua vez, dá a possibilidade de comprar tanto online com um simples “click”, quanto em loja “mortar”.

Por què o click and mortar é importante?

Com a chegada da internet e das tecnologias, surgiram novos modelos de negócios que dizem respeito à venda online (por exemplo Amazon ou Ebay).

Com o passar do tempo, as empresas adquiriram os benefícios da venda online para os negócios, propondo assim oeCommerce como um canal alternativo ao ponto de venda físico.

O click and mortar é um modelo cada vez mais difundido no mundo dos negócios e leva as empresas a implementar estratégias que promovem uma maior integração entre canal online e físico. 

Esse tipo de integração diz respeito à promoção de experiências de compra sem interrupções, através de diferentes canais e pontos de contato, permitindo assim que os clientes vejam o produto na loja e o comprem online.

Permite também entregas em domicílio ou comprá-lo no site e retirá-lo na loja.

As vantagens do click and mortar

O modelo click and mortar traz diversos benefícios para a empresa que é possível obter tanto através do contato com o cliente que ocorre diretamente  na loja, tanto através da venda online.

As vantagens que traz o click and mortar para as lojas físicas são:

  • No ponto de venda, os clientes podem testar e ver os produtos;
  • Permite também ter um contato direto com a equipe;
  • A experiência positiva do cliente pode ter um impacto na customer experience

No que diz respeito à venda online, por outro lado:

  • Oferece aos clientes a comodidade de comprar sem sair de casa;
  • Possui políticas de devolução flexíveis;
  • Levaram os clientes à customer loyalty, ou seja, à fidelização.

Portanto, com o termo click and mortar definem-se todas as atividades comerciais realizadas em parte na Internet e em parte através da presença física de pontos de venda tradicionais.

Por exemplo, uma loja coleta pedidos pela Web e o cliente paga com cartão de crédito.

Ela aproveita descontos e promoções, e depois retira a mercadoria comprada no ponto de venda mais próximo de casa.

Dessa forma, a loja pode  economizar nos custos com pessoal e manter ao mínimo o número de atendentes dentro da loja física.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.