O click and mortar é um modelo de negócios que diz respeito a todas as empresas que aproveitam a venda de seus produtos e serviços tanto através do ponto de venda físico quanto através do site ou outros canais online.
Surge como a evolução da expressão "brick and mortar" que é usada para fazer referência à presença física das empresas através dos pontos de venda.
O modelo click and mortar, por sua vez, dá a possibilidade de comprar tanto online com um simples “click”, quanto em loja “mortar”.
Por què o click and mortar é importante?
Com a chegada da internet e das tecnologias, surgiram novos modelos de negócios que dizem respeito à venda online (por exemplo Amazon ou Ebay).
Com o passar do tempo, as empresas adquiriram os benefícios da venda online para os negócios, propondo assim oeCommerce como um canal alternativo ao ponto de venda físico.
O click and mortar é um modelo cada vez mais difundido no mundo dos negócios e leva as empresas a implementar estratégias que promovem uma maior integração entre canal online e físico.
Esse tipo de integração diz respeito à promoção de experiências de compra sem interrupções, através de diferentes canais e pontos de contato, permitindo assim que os clientes vejam o produto na loja e o comprem online.
Permite também entregas em domicílio ou comprá-lo no site e retirá-lo na loja.
As vantagens do click and mortar
O modelo click and mortar traz diversos benefícios para a empresa que é possível obter tanto através do contato com o cliente que ocorre diretamente na loja, tanto através da venda online.
As vantagens que traz o click and mortar para as lojas físicas são:
- No ponto de venda, os clientes podem testar e ver os produtos;
- Permite também ter um contato direto com a equipe;
- A experiência positiva do cliente pode ter um impacto na customer experience;
No que diz respeito à venda online, por outro lado:
- Oferece aos clientes a comodidade de comprar sem sair de casa;
- Possui políticas de devolução flexíveis;
- Levaram os clientes à customer loyalty, ou seja, à fidelização.
Portanto, com o termo click and mortar definem-se todas as atividades comerciais realizadas em parte na Internet e em parte através da presença física de pontos de venda tradicionais.
Por exemplo, uma loja coleta pedidos pela Web e o cliente paga com cartão de crédito.
Ela aproveita descontos e promoções, e depois retira a mercadoria comprada no ponto de venda mais próximo de casa.
Dessa forma, a loja pode economizar nos custos com pessoal e manter ao mínimo o número de atendentes dentro da loja física.
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