O cluster é um grupo de sujeitos (consumidores) ou objetos (produtos, marcas) que são agrupados por diferentes características e organizados com base em determinados critérios.
O cluster é construído através de análises estatísticas que permitem emparelhar os indivíduos ou os objetos com características iguais.
Essa técnica é definida análise de cluster, e é utilizada no setor de marketing para a segmentação do mercado.
Análise de cluster
A análise de cluster é usada como técnica de amostragem específica, em vez da causal.
No amostragem a cluster, as unidades de uma amostra estatística são agrupadas onde é detectado um número de características homogêneas e, portanto, são posteriormente agrupadas em grupos.
Esta técnica de amostragem traz várias vantagens, a saber:
- Contenção dos custos da pesquisa;
- Número limitado de clusters.
Portanto, graças à técnica de cluster, è mais fácil encontrar sujeitos ou objetos com características homogêneas.
Cluster de computadores
Entrando mais no específico, no que diz respeito à informática, um cluster de computadores è constituído por uma série de máquinas conectadas entre si que trabalham de forma paralela.
A utilização deste sistema permite executar operações muito complexas.
O sistema de cluster garante a disponibilidade dos dados de maneira totalmente transparente para o usuário.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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