O que é o cluster

O cluster é um grupo de sujeitos (consumidores) ou objetos (produtos, marcas) que são agrupados por diferentes características e organizados com base em determinados critérios.

O cluster é construído através de análises estatísticas que permitem emparelhar os indivíduos ou os objetos com características iguais.

Essa técnica é definida análise de cluster, e é utilizada no setor de marketing para a segmentação do mercado.

Análise de cluster

A análise de cluster é usada como técnica de amostragem específica, em vez da causal.

No amostragem a cluster, as unidades de uma amostra estatística são agrupadas onde é detectado um número de características homogêneas e, portanto, são posteriormente agrupadas em grupos.

Esta técnica de amostragem traz várias vantagens, a saber:

  • Contenção dos custos da pesquisa;
  • Número limitado de clusters.

Portanto, graças à técnica de cluster, è mais fácil encontrar sujeitos ou objetos com características homogêneas.

Cluster de computadores

Entrando mais no específico, no que diz respeito à informática, um cluster de computadores è constituído por uma série de máquinas conectadas entre si que trabalham de forma paralela.

A utilização deste sistema permite executar operações muito complexas.

O sistema de cluster garante a disponibilidade dos dados de maneira totalmente transparente para o usuário.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.