O que é co-branding

O co-branding é uma técnica de inter-relação que cria duas ou mais marcas para realizar um único produto e obter vantagens recíprocas dessa colaboração.

Características e tipologias de co-branding

O co-branding é, no entanto, uma iniciativa de marketing protegida pela lei e sujeita a contrato regular. As partes decidem criar um produto complementar para aumentar a audiência e ter vantagens recíprocas.

Tipologias de co-branding

  • Co-branding tático e estratégico: são duas formas de co-branding similares que diferem na duração, mas conseguem se unir em uma perfeita colaboração sinérgica. O co-branding estratégico trabalha a longo-médio prazo, enquanto o tático é mais limitado no tempo e é utilizado para agir no curto prazo.
  • Co-branding funcional e simbólico: essas tipologias de co-branding estão, por outro lado, ligadas aos modos de visualização. O co-branding funcional é aquela tipologia de co-branding que apresenta o produto com ambos (ou todos se forem mais de dois) os logotipos dos parceiros. Um exemplo de co-branding funcional é a DietCoce. Nascida da colaboração entre Coca-Cola e NutraSweet (famosa empresa de bebidas dietéticas). Neste caso, a colaboração cria um produto que leva as duas marcas tanto na embalagem quanto no nome. Uma verdadeira estratégia de parceria comercial.
  • Co-branding simbólico, por outro lado, é um co-branding que liga uma marca à outra através de apelos emocionais e simbólicos (que representam valores que a marca carrega consigo). Um exemplo de co-branding simbólico é a colaboração entre Fiat e K-Way que criaram um modelo de carro muito particular.

Casos de estudo de co-brand

Um exemplo vencedor de co-branding ligado à moda é o modelo de jeans criado em colaboração entre Diesel e Adidas.

Um segundo exemplo vencedor de co-branding é o realizado por Disaronno e Roberto Cavalli. Um produto admirável que cria uma embalagem refinada e absolutamente inovadora.

O co-branding é uma estratégia de marketing que permite ampliar e compartilhar os recursos de duas ou mais marcas para desenvolver um plano de marketing e comunicação "nunca visto" antes!

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