O que é co-marketing?

Co-marketing é uma forma de aliança e colaboração entre empresas onde estas se comprometem a concluir projetos comuns a fim de obter vantagens para ambas.

Obviamente as empresas trabalham juntas até que alcancem o objetivo pré-estabelecido, ou seja, um aumento nas vendas e a satisfação do cliente.

Muitos podem pensar que co-marketing e parceria são a mesma coisa, mas não é assim.

O co-marketing se diferencia porque a relação entre as empresas é menos intensa e é de curta duração: uma vez alcançado seu objetivo, a aliança é suspensa.

As fases de marketing em que se pode desenvolver co-marketing são:

  • Através do marketing analítico: as empresas concordam em reduzir os custos relacionados às pesquisas de mercado.
  • Através do marketing estratégico: que se baseia na análise das necessidades dos consumidores.

Como atrair novos clientes com o co-marketing?

Podemos começar a criar uma estratégia de co-marketing escolhendo o parceiro certo para nós, aquele que pode nos ajudar a alcançar nosso objetivo; podemos encontrá-lo com base nesses critérios:

  • Escolha uma atividade semelhante à sua e não concorrente.
  • Seu público deve ser muito amplo.
  • A empresa deve ser semelhante à sua em nível, portanto, não muito importante para trabalhar com você.

Uma vez escolhido seu parceiro, é necessário propor uma ideia para a colaboração que deve ser muito interessante e que também possa beneficiar a outra empresa.

Encontrado o parceiro adequado, estabelecemos alguns objetivos a serem acordados:

  • Decidir como será estruturada a campanha publicitária e qual será a vantagem para cada uma das partes.
  • Determinar as responsabilidades de cada parceiro.
  • Definir os objetivos da campanha, para conhecer o resultado da campanha.
  • Estabelecer quais são os links rastreáveis a serem utilizados para atribuir os resultados das campanhas online de co-marketing.
  • Dê antes de receber: O co-marketing funciona apenas se você estiver disposto a oferecer algo que valha o tempo e o esforço do parceiro. É preciso dar antes de receber.

Uma vez estabelecidos os objetivos, vocês estão prontos para lançar seu produto no mercado!

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