O e-commerce é o conjunto das atividades de venda e compra de produtos realizadas através da Internet.
É a forma de comércio que atualmente tem a maior taxa de crescimento do setor, de fato, cada vez mais pessoas escolhem concluir suas negociações online.
A necessidade primária de um e-commerce é, portanto, exatamente um site web através do qual realizar a transação econômica.
O site, portanto, disponibiliza um catálogo de produtos e permite o pagamento e, assim, a compra online.
Pode-se tratar de um ponto de venda de um único produtor, como uma loja monomarca, ou de uma espécie de supermercado virtual que oferece produtos de marcas diferentes.
Ouvimos falar disso continuamente, e muitos vendedores já o utilizam habitualmente porque nos últimos anos a internet se mostrou uma plataforma perfeita para a venda e promoção dos produtos.
O e-commerce revolucionou o conceito de “fazer negócios” porque graças às suas características favoreceu o nascimento e o desenvolvimento de novas ideias empreendedoras.
O e-commerce em relação ao comércio clássico tem muitas vantagens evidentes:
- Pode-se comprar online praticamente a qualquer hora do dia, sem limites ou problemas de horário;
- Tem-se a comodidade de receber a mercadoria diretamente em casa;
- Pode-se comercializar em todo o mundo;
- Os custos para iniciar e manter um e-commerce são inferiores aos de uma loja tradicional. Para manter a atividade não é necessário alugar um local, pagar as despesas e contratar pessoal;
- Para comunicar uma oferta promocional ou divulgar uma nova campanha publicitária online basta um clique, fazendo com que todos conheçam em tempo real as novidades de um produto, os novos lançamentos e as promoções em andamento;
- É possível adquirir uma maior visibilidade, mesmo que o site de e-commerce tenha uma função estritamente comercial, voltada para a venda e o aumento do faturamento, ele também contribui para definir a imagem da empresa;
- Você pode monitorar as compras: hoje a rede disponibiliza para particulares e empresas muitos instrumentos para ter uma visão completa do andamento das vendas, de fato, através de um e-commerce é possível monitorar os caminhos realizados pelos usuários, os produtos mais visualizados, as transações efetuadas e adquirir informações valiosas para perfilar o público-alvo. Através de uma análise atenta dos dados adquiridos e do público-alvo é possível compreender a eficácia de cada campanha individual e implementar novas estratégias comerciais, ainda mais eficazes.
- Há possibilidade de devolução e reembolso.
Apesar das vantagens do e-commerce, alguns reclamam que não é possível tocar o produto e estabelecer um contato “físico” com o interlocutor.
Obviamente é inegável que a experiência de compra online é diferente da de loja, mas isso não significa que uma seja melhor que a outra.
Como criar um e-commerce?
Está pensando em abrir um negócio que se baseie na compra e venda de produtos online? Parece muito complexo para você e gostaria de algumas dicas sobre isso?
Você está no site certo! Vou te dar algumas dicas para criar um bom e-commerce.
Criar um e-commerce não é fácil e é um conjunto de ações e decisões a serem tomadas na sequência correta. Se feito corretamente, pode-se dar início a um negócio online lucrativo:
- Primeiro de tudo, é necessário baixar um software gratuito ou pago, e inserir suas credenciais;
- Começa-se pela escolha do produto: o primeiro passo para construir uma atividade e-commerce de sucesso é estabelecer qual produto vender. Muitas vezes, esta é a parte mais crítica do início de um novo negócio online;
- Depois de escolher o produto a ser vendido, é preciso validar uma ideia de negócio porque ajuda a entender se há ou não um mercado potencial por trás da nova ideia.
- Uma vez escolhido o produto e estando seguros de que a ideia do negócio pode funcionar, é importante identificar os concorrentes.
Você pode se basear simplesmente nos resultados do Google ou recorrer a ferramentas pagas para análise da concorrência.
Concluída a pesquisa sobre os concorrentes, é o momento perfeito para escrever seu plano de negócios para envolver investidores em seu projeto.
Útil para reunir ideias e reflexões, ajudará você a determinar o itinerário a seguir e a ser mais competitivo no mercado. Uma vez criadas as bases, passa-se à escolha do nome da empresa com o logotipo apropriado. Assim, poderá criar sua loja online.
Uma vez aberto e lançado o loja, está é pronto para as primeiras vendas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.