O Social Commerce é a nova fronteira do e-commerce.
O social commerce é nascido graças à evolução do comportamento de compra dos consumidores que tendem cada vez mais a fazer compras online.
Na prática, o social commerce é uma forma de venda de produtos ou serviços que ocorre através da web e utiliza as redes sociais e as plataformas de interação para realizar transações online.
A web 1.0 evoluiu para web 2.0, permitindo que os usuários interajam e modifiquem o conteúdo das de um site.
O social commerce se beneficia do fenômeno da customer exsperience, no qual são os próprios clientes, contando sua experiência com um determinado produto, que sugerem ao web o que vender de maneira eficaz.
O cliente, portanto, é envolvido 100%.
Quando o cliente é satisfeito com os produtos ou serviços adquiridos, ele os recomenda espontaneamente aos seus conhecidos, iniciando assim uma cadeia infinita: o boca a boca.
Além disso, para compartilhar sua experiência, o consumidor também tem à disposição diversos canais e ferramentas para compartilhar com outros usuários suas experiências de compra e consumo: avaliações, classificações, feedbacks, comentários e publicação de posts nas redes sociais.
Vantagens do social commerce
O social commerce não se limita a promover a compra de um produto através de uma plataforma, mas envolve todas as fases antes e depois da compra.
O social commerce atrai a atenção do usuário, levando-o à compra até a fidelização.
Além disso, visa o pleno envolvimento do usuário através das redes sociais.
O social commerce estuda seus usuários através de seus comportamentos online e suas preferências, criando assim a experiência de compra perfeita para eles.
Na verdade, todas as marcas que confiam no social commerce têm a certeza de alcançar seu público-alvo.
Última vantagem, mas não menos importante, é a utilização de vídeos ou imagens sob medida:
- Publicidade através de influenciadores;
- Vídeo tutorial que explicam o produto;
- Imagens reais do produto;
- Ferramenta Analytics para a medição de dados.
Graças aos conteúdos multimídia è possível ter um alto engagement.
Diferença entre e-commerce e social commerce
O social commerce portanto, è uma nuance do e-commerce.
O que os diferencia?
Pode-se definir que o e-commerce è uma verdadeira plataforma online onde ocorre a venda de produtos e serviços.
Trata-se de um site web através do qual realizar a transação econômica.
O site, portanto, disponibiliza um catálogo de produtos e permite o pagamento e, portanto, a compra online.
O e-commerce e o social commerce estão interligados, pois o social commerce existe graças ao e-commerce.
Na verdade, o social commerce diz respeito ao boca a boca dos usuários entre aqueles que poderiam estar interessados em saber que há uma determinada loja de venda de determinados produtos.
Os sociais do social commerce mais populares hoje são: Instagram, Twitter, Pinterest e Facebook.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.