O conceito é a ideia básica do seu projeto ou do seu produto!
O conceito não é design, não é um mockup ou a realização propriamente dita de algo, é, mais do que tudo, a elaboração de um futuro projeto através da "análise" das ideias que o representam.
É uma espécie de descrição esboçada do projeto que tomará forma.
O conceito faz parte do processo criativo que levará à realização final do produto ou do serviço hipotetizado.
Ainda que esboçado, o conceito deve nascer para um propósito, satisfazendo uma necessidade ou respondendo a uma pergunta: por quê melhoraria determinada coisa? por quê teria uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes? e nasce exatamente com o objetivo de analisar as maneiras de resolver esses "problemas" ou essas oportunidades.
Fases de desenvolvimento de um conceito
As fases de desenvolvimento de um conceito são principalmente duas:
- O brainstorming: o fluxo de ideias que pode variar rapidamente ao longo do tempo. Esta fase é fundamental para definir um projeto e entender quais serão suas características.
- A experimentação e os testes: nesta fase, por outro lado, começa-se a entender o que se deseja alcançar e com quais instrumentos reais.
Destes estágios introdutórios chegar-se-á a uma análise de mercado mais ampla e a compreender a viabilidade, também técnica e econômica, do projeto ainda em fase embrionária.
Técnicas e estratégias para aumentar a criatividade
Falamos sobre brainstorming. Esta técnica para aumentar a criatividade é basicamente útil em grupo e tem como objetivo "extrair" todas as ideias boas ou menos boas, úteis para desenvolver um futuro projeto.
Na segunda fase, serão descartadas as ideias que realmente não poderão ser utilizadas, mas na base do brainstorming está a absoluta liberdade de pensamento.
Outras técnicas de aumento da criatividade são:
- Sketches ou rough: são mapas mentais muito úteis para colocar no papel as ideias de um brainstorming. O sketches é um esboço que conecta as ideias a palavras-chave relacionadas ao assunto, enquanto o rough é utilizado principalmente no marketing e na comunicação publicitária. Esta técnica é muito útil para criar esboços de conceito da mensagem publicitária.
-
Six Thinking Hats: Esta técnica nasceu do gênio do escritor maltês Edward de Bono e utilíssima para aumentar a criatividade em torno de um conceito. A Six Thinking Hats, é uma técnica de problem solving criativo que estabelece o raciocínio nos seis chapéus metafóricos que são símbolo de modalidades de pensamento muito diferentes entre um e outro. Ao usar metaforicamente esses chapéus, o concept artist se imerge no pensamento de um conceito com base em um determinado ponto de vista (emocional, analítico, emocional, prospectivo). Esta técnica é perfeita para ampliar as ideias e as características de um conceito esboçado.
Uma vez desenvolvido um bom conceito, passa-se a um Proof of concept, uma espécie de protótipo conceitual ou mockup esboçado.
O conceito no marketing
No marketing, e mais em geral na comunicação empresarial, o conceito pode ser entendido como a criação de uma mensagem publicitária que transmita valores empresariais através de um novo produto em fase de lançamento.
A característica principal deste tipo de conceito è a satisfação de uma possível necessidade de um cliente, expressa ou não, ainda não satisfeita pelo mercado.
Em definitiva, o conceito è uma fase do desenvolvimento criativo fundamental para tornar concreto qualquer projeto. Nesta fase, a criatividade à se funde com as lógicas do mercado, buscando dar forma concreta às ideias do empreendedor.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.