O conteúdo gerado pelo usuário è, na prática, a utilização de conteúdos gerados pelos próprios usuários que te seguem, postados nas redes sociais, mas não só.
O UGC è agora uma forma de conteúdo extremamente válida, especialmente para redes sociais, mas também para blogs, fóruns e outras páginas dinâmicas.
Utilità e gestão estratégica do conteúdo gerado pelo usuário
Para quem faz social, para quem gerencia páginas em nome de terceiros, ou para os profissionais de blogging, essa forma de conteúdo è extremamente válida tanto para conseguir realizar um plano editorial completo, moderno e inovador quanto para dar prova social à sua marca.
Postar no feed do Instagram ou no mural do Facebook um conteúdo de um seguidor ou publicar um post de um usuário no seu blog pode ser ações realmente úteis para criar engajamento e dar vida a uma rede viral ou dar novo impulso à sua comunidade.
O UGC aumenta a sua brand awareness e pode também te ajudar a obter novos leads, além de ser um conteúdo completamente gratuito.
Conteúdo gerado pelo usuário é útil para estruturar a estratégia de conteúdo empresarial.
Exemplos práticos de Conteúdo gerado pelo usuário
Existem muitos tipos de UGC, incluindo:
- Vídeos e fotocontests: criar um concurso no seu feed que premia um usuário com base nos likes, na beleza da foto, nos comentários ou qualquer outra coisa que te vier à mente. De vez em quando você poderá criar esse conteúdo específico para diversificar as postagens, mesma lógica para os vídeos.
- Publicar fotos relacionadas à sua marca: por exemplo, em um e-commerce com hashtags e tags para sua página para depois promover os produtos.
- Comentários também sociais: as boas avaliações ou através de portais como TripAdvisor ou através de stories do Instagram, por exemplo, são uma ótima maneira de mostrar aos usuários a qualidade do seu trabalho.
Diferença entre buzz marketing e User Generated Content
A diferança entre Buzz marketing e User Generated Content está na vontade ou não da estratégia de marketing.
Deixe-me explicar melhor: o buzz marketing é desenvolvido conscientemente pela vontade da própria empresa, enquanto o UGC é, na verdade, criado espontaneamente pelo usuário e, somente em um segundo momento, a empresa utiliza esse conteúdo para criar engajamento.
O User Generated Content é uma forma de marketing realmente útil e com orçamento zero!
Utilize-o para aumentar a ressonância da sua atividade online.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.