Fala-se de corporate giving, quando há um compromisso econômico por parte de uma’empresa com o objetivo de perseguir fins de negócios e dar uma contribuição para o bem-estar social.
O termo corporate giving abrange todas as iniciativas beneficentes em que uma’empresa doa bens, serviços ou quantias em dinheiro a fundo perdido.
Essas ações são a favor de uma’organização sem fins lucrativos, para fins sociais ou humanitários.
O objetivo principal do corporate giving è fazer crescer a própria reputação perante os stakeholders.
Programas de corporate giving
Uma’empresa pode dar seu apoio às organizações através de diferentes programas:
- Filantropia corporativa: doação de caridade realizada a uma’organização sem fins lucrativos que é executada sem qualquer lucro para a’empresa. È o programa mais simplificado e não necessita de um acordo prévio para ambas as partes;
- Filantropia corporativa estratégica: doação da empresa que faz parte de uma estratégia competitiva e que responde às necessidades de orçamento de objetivos econômicos e sociais;
- Marketing Relacionado à Causa (CRM): a empresa contribui para realizar um projeto de interesse social fornecendo recursos financeiros em proporção à receita que deriva da parceria;
- Licenciamento: traduzido também como concessão do logo. Na prática, a parceria concede à organização sem fins lucrativos sua marca à empresa com fins lucrativos em troca de uma compensação econômica;
- Sponsorship: traduzido também como patrocínios sociais. É um acordo de patrocínio em que a empresa se compromete a financiar uma organização sem fins lucrativos, em troca da possibilidade de associar sua marca àquela da organização;
- Promoção conjunta: forma de colaboração comercial na qual o produto é utilizado como meio para a transmissão da mensagem;
- Captação de recursos conjunta: forma de colaboração comercial na qual a empresa se coloca como intermediária para a arrecadação de fundos entre seus clientes e a organização sem fins lucrativos;
- Concursos com prêmio e coleta de pontos: iniciativas em favor de uma organização sem fins lucrativos, onde há um catálogo e produtos para coleta de pontos;
- Programa de voluntariado: programas de doação corporativa que preveem o envolvimento do pessoal interno da empresa;
- Doação via folha de pagamento: iniciativa de arrecadação de fundos na qual a própria empresa atua como porta-voz na coleta das contribuições dos funcionários. Eles podem escolher fazer uma doação mensal ou doar uma ou mais horas de licença remunerada.
Buscar inspiração nesses programas é importante para saber qual programa de doação corporativa pode apoiar sua empresa.
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