O que é o corporate giving

Fala-se de corporate giving, quando há um compromisso econômico por parte de uma’empresa com o objetivo de perseguir fins de negócios e dar uma contribuição para o bem-estar social.

O termo corporate giving abrange todas as iniciativas beneficentes em que uma’empresa doa bens, serviços ou quantias em dinheiro a fundo perdido.

Essas ações são a favor de uma’organização sem fins lucrativos, para fins sociais ou humanitários.

O objetivo principal do corporate giving è fazer crescer a própria reputação perante os stakeholders.

Programas de corporate giving

Uma’empresa pode dar seu apoio às organizações através de diferentes programas: 

  • Filantropia corporativa: doação de caridade realizada a uma’organização sem fins lucrativos que é executada sem qualquer lucro para a’empresa. È o programa mais simplificado e não necessita de um acordo prévio para ambas as partes;
  • Filantropia corporativa estratégica: doação da empresa que faz parte de uma estratégia competitiva e que responde às necessidades de orçamento de objetivos econômicos e sociais;
  • Marketing Relacionado à Causa (CRM): a empresa contribui para realizar um projeto de interesse social fornecendo recursos financeiros em proporção à receita que deriva da parceria;
  • Licenciamento: traduzido também como concessão do logo. Na prática, a parceria concede à organização sem fins lucrativos sua marca à empresa com fins lucrativos em troca de uma compensação econômica;
  • Sponsorship: traduzido também como patrocínios sociais. É um acordo de patrocínio em que a empresa se compromete a financiar uma organização sem fins lucrativos, em troca da possibilidade de associar sua marca àquela da organização;
  • Promoção conjunta: forma de colaboração comercial na qual o produto é utilizado como meio para a transmissão da mensagem;
  • Captação de recursos conjunta: forma de colaboração comercial na qual a empresa se coloca como intermediária para a arrecadação de fundos entre seus clientes e a organização sem fins lucrativos;
  • Concursos com prêmio e coleta de pontos: iniciativas em favor de uma organização sem fins lucrativos, onde há um catálogo e produtos para coleta de pontos;
  • Programa de voluntariado: programas de doação corporativa que preveem o envolvimento do pessoal interno da empresa;
  • Doação via folha de pagamento: iniciativa de arrecadação de fundos na qual a própria empresa atua como porta-voz na coleta das contribuições dos funcionários. Eles podem escolher fazer uma doação mensal ou doar uma ou mais horas de licença remunerada.

Buscar inspiração nesses programas é importante para saber qual programa de doação corporativa pode apoiar sua empresa.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.