No mundo do marketing digital, o custo por ação indica o custo de uma única ação realizada por um usuário, no âmbito de uma campanha publicitária conduzida por um anunciante.
Quando falamos de ação, podemos nos referir a diferentes tipos de interação: o clique em uma página, a inscrição em uma newsletter, ou até mesmo à compra de um produto.
Trata-se de uma ferramenta muito utilizada no marketing digital, com uma gestão relativamente simples graças a todas as ferramentas de rastreabilidade dos dados disponíveis na web (Google Analytics para citar apenas uma).
Consegue-se que o seu emprego é difícil e pouco funcional em todos aqueles contextos pouco compatíveis com este tipo de rastreabilidadeà. De fato, é muito difícil determinar o cpa de alguns meios como televisão ou rádio.
Como se calcula o Custo por Ação
Vamos agora de forma um pouco mais concreta entender em que consiste e como se realiza esse cálculo.
É necessário levar em consideração o custo total da campanha realizada. Este custo total deve ser dividido pelo número de ações recebidas em resposta à campanha.
O produto dessa simples repartição equivalerá ao cpa.
Fazendo um exemplo: toda a campanha publicitária é custou 1.600€ e gerou 320 ações. Com base em 1.600€/320, o custo por ação é de 5€.
Por quê é útil o Custo por Ação
O custo por ação é portanto uma métrica de avaliação bastante útil para o anunciante que dela se utiliza.
Permite monitorar e controlar melhor os gastos realizados, identificar quais são os canais mais utilizados e, em geral, observar a atitude dos usuários.
Podemos, portanto, concluir afirmando que se trata de uma ótima ferramenta para um certo tipo de campanhas publicitárias em vez de outras.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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