O que é o Custo Por Lead

O CPL acrônimo de Cost Per Lead è uma modalidade de pagamento das campanhas publicitárias com o objetivo de gerar contatos, ou seja, envolver o público.

O anunciante da campanha publicitária paga por cada inscrição explícita do consumidor interessado na oferta.

Existem dois tipos de lead:

  • Lead de venda: são gerados com base nos dados demográficos do consumidor (idade, renda, etc.). Esses leads são exclusivos (vendidos a um só anunciante) ou não exclusivos (vendidos a mais anunciantes).
  • Lead de marketing: são vendidos apenas uma vez, ao contrário dos leads de venda, são portanto gerados para uma oferta única dos anunciantes.

È importante ressaltar ainda que nas campanhas para CPL o anunciante paga por um cliente interessado, que deixa informações de contato.

As campanhas CPL são ótimas para quem busca envolver os consumidores em mais pontos de contato, por exemplo, criando uma lista de newsletter, sites de comunidade e outros veículos de envolvimento.  

Como se calcula o custo por lead?

A fórmula para calcular o CPL é:

CPL = CUSTO TOTAL / NÚMERO DE LEADS GERADOS

Agora suponhamos que o anunciante tenha adquirido uma campanha no valor de 1500 euros para obter cliques em seu site web, e tenha obtido 30 visitas ao site web por parte dos consumidores

CPL = 1500 / 300 = 5 euros (custo por lead)

O custo médio de um lead gerado será, portanto, 5 euros nesta campanha publicitária. 

Estudo de caso

Em relação a este assunto, há dois livros que, segundo minha modesta opinião, podem fornecer informações adicionais a respeito e técnicas preciosíssimas para a geração de leads.

  • O primeiro livro é “Lead Generation” de Emanuele Chiericato. Este livro nos dá dicas utilíssimas para obter novos contatos e transformá-los em clientes fiéis.

  • O segundo livro que me sinto à vontade para te recomendar sobre o assunto é “Lead Generation Funnel” de Alessandro Ponte e Cristian Marchisio.

       

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