O que é o desconto

Quando se fala de discount, refere-se a um ponto de venda com superfície entre 200 e 1000 m².

Este trata produtos a preços com desconto de forma contínua.

Os produtos que o discount coloca à disposição são conhecidos também como convenience store: ou seja, produtos embalados e não de marca com uma reduzida possibilidade de escolha.

Normalmente, esses produtos tratam exclusivamente de bens de conveniência, chamados também convenience goods.

Diferentemente de outros pontos de venda como supermercados e hipermercados, o discount tem uma seleção limitada de produtos e representa um tipo de ponto de venda a retalho de livre serviço de produtos de consumo em massa.

Tipologias de discount

O discount apresenta duas principais categorias:

  • Soft discount: tem superfícies mais amplas com pelo menos 1500 produtos de marca industrial;
  • Hard discount: tem superfícies menores e vende produtos de marca própria.

Na Itália, o líder em discount é Eurospin com mais de 1.200 pontos de venda, o segundo é Lidl, na terceira posição encontramos MD.

A esses negócios se conectam outras cadeias de pequenas dimensões, como a ligur Ekom, Qui Discount, Alter Discount.

Vantagens dos produtos discount

O discount, como já dissemos, vende produtos de marca própria.

Grande parte dos produtos é fabricada por empresas muito conhecidas e com marcas prestigiadas, na sua maioria comercializadas com marcas próprias do distribuidor.

Além disso, utilizam marcas criativas para seus próprios produtos: Lidl tem a marca Milbona e Fin carré para os wafers, Eurospin e MD têm suas próprias carteiras de marcas.

Esta criação de marcas oferece ao desconto várias vantagens:

  • A possibilidade de tornar os produtos mais atraentes para o cliente;
  • A possibilidade de modificar, se necessário, o fornecedor.

Última vantagem, mas não menos importante, é oferecer produtos "premium", ou seja, produtos com o preço mais alto em uma determinada categoria e considerados pelos consumidores insubstituíveis em relação a produtos e marcas concorrentes.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.