Quando se fala de discount, refere-se a um ponto de venda com superfície entre 200 e 1000 m².
Este trata produtos a preços com desconto de forma contínua.
Os produtos que o discount coloca à disposição são conhecidos também como convenience store: ou seja, produtos embalados e não de marca com uma reduzida possibilidade de escolha.
Normalmente, esses produtos tratam exclusivamente de bens de conveniência, chamados também convenience goods.
Diferentemente de outros pontos de venda como supermercados e hipermercados, o discount tem uma seleção limitada de produtos e representa um tipo de ponto de venda a retalho de livre serviço de produtos de consumo em massa.
Tipologias de discount
O discount apresenta duas principais categorias:
- Soft discount: tem superfícies mais amplas com pelo menos 1500 produtos de marca industrial;
- Hard discount: tem superfícies menores e vende produtos de marca própria.
Na Itália, o líder em discount é Eurospin com mais de 1.200 pontos de venda, o segundo é Lidl, na terceira posição encontramos MD.
A esses negócios se conectam outras cadeias de pequenas dimensões, como a ligur Ekom, Qui Discount, Alter Discount.
Vantagens dos produtos discount
O discount, como já dissemos, vende produtos de marca própria.
Grande parte dos produtos é fabricada por empresas muito conhecidas e com marcas prestigiadas, na sua maioria comercializadas com marcas próprias do distribuidor.
Além disso, utilizam marcas criativas para seus próprios produtos: Lidl tem a marca Milbona e Fin carré para os wafers, Eurospin e MD têm suas próprias carteiras de marcas.
Esta criação de marcas oferece ao desconto várias vantagens:
- A possibilidade de tornar os produtos mais atraentes para o cliente;
- A possibilidade de modificar, se necessário, o fornecedor.
Última vantagem, mas não menos importante, é oferecer produtos "premium", ou seja, produtos com o preço mais alto em uma determinada categoria e considerados pelos consumidores insubstituíveis em relação a produtos e marcas concorrentes.
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