O que é demarketing

O demarketing é o conjunto de todas as ações que a empresa realiza com o objetivo de desencorajar temporariamente ou definitivamente o consumo de um determinado produto.

O demarketing é utilizado para reduzir a demanda quando esta é excessiva em relação à produção ou à distribuição do produto pela empresa, ou para induzir a compra de outro produto que se mostra mais rentável.

Além do demarketing tradicional, pode-se falar em demarketing seletivo, que ocorre quando a demanda não é direcionada globalmente, mas sim concentra-se em segmentos de mercado.

Estratégias de demarketing

Analisemos por que uma empresa deveria reduzir a demanda por seus bens.

As razões podem ser múltiplas:

  • A empresa subestimou a demanda por seu produto;
  • Reduz a demanda até que o produto esteja disponível novamente no mercado.

Os clientes da empresa estão divididos em duas categorias:

  • Clientes "bons": os clientes dos quais se obtêm lucros, ou seja, compram, pagam pontualmente e não criam problemas;
  • Clientes “menos bons”: os clientes para os quais a empresa suporta mais custos em relação aos lucros, ou seja, compram com valores mínimos e não pagam pontualmente.

A esta última categoria, onde a empresa não obtém nenhuma vantagem econômica, aplica-se o demarketing.

Aplica-se para desencorajar a demanda de um certo setor de consumidores e perder os clientes "menos bons".

Alguns setores onde é utilizado o demarketing são:

  • Turismo: que impõe um bilhete de entrada ou entrada com número limitado;
  • Tabacos: é difícil vender um produto nocivo, portanto, a empresa finge desencorajar o consumo desse produto, mas na verdade quer obter o efeito contrário, isso se chama demarketing aparente.

O demarketing, portanto, pode ser utilizado em diferentes empresas com diferentes setores quando se deseja reduzir a demanda por um motivo ou outro.

Exemplos de demarketing

Kodak e a introdução da câmera fotográfica

O nome Kodak refere-se a câmeras e filmes.

Foram líderes no setor por 100 anos e no início dos anos sessenta, quando introduziram sua câmera fotográfica, não conseguiram atender imediatamente à demanda.>

Antes que a empresa pudesse satisfazer todos os pedidos houve a necessidade de fazer demarketing por alguns anos. 

A noite branca em Salerno

Para a organização da noite branca em Salerno, as ruas foram completamente fechadas ao tráfego.

Para os comerciantes, houve uma queda na demanda porque as ruas e praças se transformaram em ruas de concertos em vez de ruas de economia.

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