O demarketing é o conjunto de todas as ações que a empresa realiza com o objetivo de desencorajar temporariamente ou definitivamente o consumo de um determinado produto.
O demarketing é utilizado para reduzir a demanda quando esta é excessiva em relação à produção ou à distribuição do produto pela empresa, ou para induzir a compra de outro produto que se mostra mais rentável.
Além do demarketing tradicional, pode-se falar em demarketing seletivo, que ocorre quando a demanda não é direcionada globalmente, mas sim concentra-se em segmentos de mercado.
Estratégias de demarketing
Analisemos por que uma empresa deveria reduzir a demanda por seus bens.
As razões podem ser múltiplas:
- A empresa subestimou a demanda por seu produto;
- Reduz a demanda até que o produto esteja disponível novamente no mercado.
Os clientes da empresa estão divididos em duas categorias:
- Clientes "bons": os clientes dos quais se obtêm lucros, ou seja, compram, pagam pontualmente e não criam problemas;
- Clientes “menos bons”: os clientes para os quais a empresa suporta mais custos em relação aos lucros, ou seja, compram com valores mínimos e não pagam pontualmente.
A esta última categoria, onde a empresa não obtém nenhuma vantagem econômica, aplica-se o demarketing.
Aplica-se para desencorajar a demanda de um certo setor de consumidores e perder os clientes "menos bons".
Alguns setores onde é utilizado o demarketing são:
- Turismo: que impõe um bilhete de entrada ou entrada com número limitado;
- Tabacos: é difícil vender um produto nocivo, portanto, a empresa finge desencorajar o consumo desse produto, mas na verdade quer obter o efeito contrário, isso se chama demarketing aparente.
O demarketing, portanto, pode ser utilizado em diferentes empresas com diferentes setores quando se deseja reduzir a demanda por um motivo ou outro.
Exemplos de demarketing
Kodak e a introdução da câmera fotográfica
O nome Kodak refere-se a câmeras e filmes.
Foram líderes no setor por 100 anos e no início dos anos sessenta, quando introduziram sua câmera fotográfica, não conseguiram atender imediatamente à demanda.>
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