O DMP, conhecido também como plataforma de gerenciamento de dados, é uma ferramenta que se utiliza para potencializar os dados que uma empresa adquire através dos canais publicitários.

Na prática, é uma plataforma que permite gerenciar grandes quantidades de dados que provêm de várias fontes em tempo real.

É muito importante porque é capaz de gerar informações sobre as audiências que estão divididas entre os diferentes anunciantes.

Como funciona o DMP?

Uma plataforma DMP, além de coletar os dados de diferentes fontes, os organiza para obter informações importantes por meio de um processo baseado em algoritmos. Além disso, realiza três ações fundamentais:

  • Gera os dados para obter segmentos de audiência: nas plataformas DMP é importante relacionar os dados obtidos para conseguir identificar os diferentes segmentos de interesse;
  • Envie os dados para prosseguir com a compra: são dados que contêm: o target, as mensagens, os canais e os dispositivos;
  • Trabalhe em um canal duplo: Instale um código nas páginas do site, a partir do qual se coletam as informações, as processa e as envia diretamente ao servidor que cuida dos anúncios.

Os códigos gerados inserem cookies na navegação quando os usuários visitam o site. Graças aos cookies, é possível coletar informações relativas aos usuários que em um segundo momento podem ser utilizadas para mostrar anúncios de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores, fazendo-os assim se tornarem potenciais clientes.

        Tipos de dados de uma DMP

        Uma plataforma DMP pode funcionar corretamente somente se coleta e gerencia da melhor forma todos os dados necessários para gerar uma estratégia de marketing eficaz, existem três tipos de dados:

        Dados de 1ª parte

        Esses dados podem incluir informações que os usuários forneceram espontaneamente ao preencher um simples formulário de contato, sobre os interesses que os usuários mostraram em qualquer página da web.

        Os tipos de dados de 1ª parte são:

        • Página da web;
        • Canais sociais;
        • Campanhas de email marketing;
        • Páginas de destino;
        • Apps móveis.

          Dados de 2ª parte

          São os dados de 1ª parte de outros, essencialmente, trata-se de dados não referidos a uma marca, mas a uma fonte concreta que se obtém quando um anunciante entra em contato direto com um suporte e obtém seus dados.

          Por exemplo: uma marca de capacetes para bicicletas pode vender seus dados de 1ª parte para uma empresa que fabrica bicicletas;

          Dados de terceiros

          Normalmente, são dados adquiridos que vêm de fontes externas aos anunciantes e os dados coletados levam em conta diversos aspectos como:

          • Idade;
          • Gênero;
          • Estado civil;
          • Nível de escolaridade;
          • Categoria socioeconômica;
          • Número de filhos;
          • Interesses;
          • Localização geográfica.

            São dados de menor valor em comparação aos anteriores, mas são fundamentais para obter segmentos de audiência. 

            Esta plataforma è importante para ajudar uma empresa a ter acesso a um banco de dados único que diz respeito à empresa, garantindo aos usuários uma experiência única através dos diferentes canais de marketing utilizados, de fato, as DMPs são empregadas para otimizar a compra e venda publicitária.

            O conhecimento sobre os próprios clientes è muito importante, assim como é importante conhecer os dados que cada negócio coleta nas interações diárias com os usuários.

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