O DNS ou Sistema de Nomes de Domínio é o sistema que transforma os números do endereço IP em nomes de domínio.
Na prática, é um sistema que serve para atribuir nomes aos hosts, ou seja, a um serviço servidor ao qual se é conectado.
De fato, os endereços IP são transformados em nomes de domínio através do sistema DNS.
Cada host é identificado por um endereço IP fixo ou dinâmico com esse tipo de formato, ou seja: 192.168.0.1.
Em essência, quando se digita o nome do site a ser visitado, o navegador envia uma solicitação ao servidor DNS.
Por sua vez, o servidor busca o endereço IP associado ao nome e o comunica ao navegador.
Depois disso, o navegador utilizará o nome para enviar a solicitação de conexão ao site.
Estrutura do DNS
A estrutura do DNS tem uma configuração hierárquica em árvore.
Cada ramo é dividido em domínios: com, org, it e assim por diante.
Para cada domínio é atribuído um nameserver.
Cada nameserver mantém um banco de dados com todas as informações dos domínios presentes.
Cada nome de domínio termina com um ponto e é chamado também de "domínio raiz".
Dispositivos DNS do Google
Diferente dos DNS que oferecem a linha telefônica, existem outros mais rápidos e seguros que oferecem desempenho ainda melhor.
Entre eles, os mais utilizados são os Google, CloudFlare e Open DNS.
Os vantagens que esses servidores podem trazer para a empresa são múltiplas:
- Maior velocidade: entre as solicitações e as respostas são mais curtas porque esses DNS utilizam tecnologias específicas para minimizar problemas e acelerar a comunicação;
- Maior segurança: utilizam sistemas de segurança mais avançados;
- Maior privacidade: Google e CloudFlare garantem a eliminação periódica dos dados sobre a atividade dos navegadores conectados.
Geralmente, os endereços IP são compostos por 4 séries de números separados por pontos.
Esses variam de 0 a 255, portanto é praticamente impossível que um usuário em busca de um determinado site web se lembre do seu IP.
Por esse motivo existe o sistema DNS, pois consegue decodificar os URL da web e vinculá-los aos endereços IP.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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