A palavra dumping é uma palavra inglesa, deriva de "dump" e significa "descarregar".
Trata-se de uma prática usada pelas grandes empresas e serve para introduzir no mercado europeu produtos provenientes do mercado interno, a um preço muito inferior em relação ao preço de mercado.
A queda de preço pode derivar da superprodução de um produto que vem de empresas estrangeiras.
Portanto, os produtos são vendidos a um preço que não reflete o custo de produção, assim as empresas que não alteram o preço, no pior dos casos, não vendem mais e são forçadas a fechar.
De fato, a empresa que vende a preços muito baixos em um determinado mercado externo prejudica os produtores locais, mas não traz danos aos consumidores que recebem apenas benefícios.
Esse tipo de prática é introduzido com o objetivo de alcançar rapidamente quotas de mercado muito elevadas e superar os concorrentes, mesmo que seja uma estratégia desleal.
Tipos de dumping
Dependendo dos objetivos de mercado que a empresa deseja alcançar, o dumping é classificado em diferentes tipos, ou seja:
- Dumping esporádico: quando a venda no mercado externo, a um preço inferior ao do mercado interno, é utilizada para escoar os estoques de mercadorias que permaneceram não vendidas no mercado nacional. Esse tipo é praticado por empresas que operam em mercados externos apenas ocasionalmente e se encontram com produtos em estoque superiores aos que podem escoar através dos canais normais de venda;
- Dumping persistente: quando o preço aplicado a um produto e colocado no mercado é inferior ao aplicado em outros países. Esse tipo de dumping é praticado por empresas de grande relevância que possuem uma posição quase monopolista no mercado interno;
- Dumping predatório: quando a empresa estabelece preços muito baixos para eliminar seus concorrentes do mercado. Esse tipo de dumping é praticado por empresas que decidem vender a preços aviltados para forçar um novo concorrente a desistir, assim recuperando as perdas.
Em suma, o dumping se revela uma metodologia de venda no mercado muito desleal para os concorrentes, portanto foram implementadas medidas antidumping.
As medidas antidumping
A possibilidade de implementar ações de dumping fez com que as empresas crescessem nos mercados externos.
Quando se é compreendido que vender produtos provenientes do exterior a um preço reduzido prejudicava a indústria local, foram adotadas medidas antidumping.
Trata-se de uma comparação entre o preço introduzido no momento da exportação e um “valor normal” baseado no preço praticado pela empresa exportadora no mercado de origem.
Esse valor pode ser determinado com base na média dos preços praticados, no momento da exportação nos outros mercados de destino.
Na prática, são avaliados os custos de produção, seguro e transporte, a utilidade e as despesas administrativas e financeiras.
Uma vez determinado o valor justo e assegurado que o preço é leal, pode-se exportar e vender o produto em países estrangeiros.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.