O que é o e-mail marketing

Custos reduzidos e altas conversões, o e-mail marketing é uma técnica de marketing direto realmente muito poderosa!

O termo e-mail marketing representa todas as técnicas que permitem uma comunicação eficaz através dos e-mails, uma maneira fácil e incisiva de entrar em contato com seu público.

Vamos descobrir os verdadeiros prós e contras dessa poderosa ferramenta para fidelizar seus usuários!

Como utilizar o e-mail marketing para se relacionar com sua comunidade

Como todas as técnicas de marketing, o e-mail marketing também pressupõe esforços importantes, muitos testes e muita continuidade.

No entanto, estudos importantes demonstram que as conversões de uma boa campanha de e-mail marketing podem garantir um ROI de até 4000%.

Se você pensar bem, os custos fixos dessa técnica são praticamente nulos (a menos que sejam utilizados ferramentas pagas, mas com custos contidos) enquanto as possibilidades de conversão são muitas e, frequentemente, imprevisíveis.

Uma boa campanha de e-mail marketing pode trazer tráfego para o seu site ou para suas redes sociais, pode fazer com que o usuário entre no seu funnel (mesmo que na verdade, no momento em que lê o e-mail, ele já tenha entrado) e pode fidelizar seu cliente, que se sentirá acolhido pelas suas comunicações.

Não uma simples newsletter, mas uma comunicação direcionada e segmentada!

As campanhas de e-mail marketing estão a anos-luz das newsletters clássicas que spammano conteúdos para todos os clientes e potenciais. As campanhas de e-mail marketing são eficazes porque são estudadas para alcançar clientes realmente interessados no produto/serviço que você está promovendo.

Uma ferramenta importante do e-mail marketing são as listas de e-mails.

O que é uma lista de e-mails?

Uma lista de leads dos usuários (e-mail, nome e sobrenome) que estão categorizados pelas ações que já realizaram em outros contextos que você rastreou (site, e-commerce ou landing page para dar exemplos clássicos).

O e-mail será liberado pelo interessado de sua própria vontade (por exemplo, através da utilização de um download de material informativo após o fornecimento desses dados), assim preparando-o para eventuais comunicações.

Como realizar uma comunicação eficaz através dos e-mails

Palavra-chave: personalização!

Fundamental é não atirar no escuro, mas segmentar cada parte da sua lista de e-mails.

Explore os interesses deles (há muitas ferramentas para fazer isso, desde o pixel do Facebook até rastreamentos avançados dentro e fora dos seus portais web).

Uma vez que você entender com quem está falando, saberá qual comunicação adotar!

Os elementos fundamentais para um boletim informativo evoluído e funcional são:

  • Um layout gráfico atraente e responsivo: o e-mail deve ser facilmente legível em dispositivos móveis e deve incluir belas imagens que chamam a atenção do usuário;
  • Um texto persuasivo e incisivo: direto ao ponto! Poucas voltas. O que você está comunicando? Uma promoção ou um desconto dedicado? Exponha a mensagem de forma clara e concisa;
  • Os links para sites, landing pages ou redes sociais e funis: é fundamental aproveitar ao máximo todas as possibilidades da comunicação do e-mail. Sempre insira todas as referências que deseja no final do e-mail com os links associados.

Alguns exemplos de marketing por e-mail

Existem mil maneiras de aproveitar ao máximo o e-mail marketing.

Aqui estão algumas úteis e inovadoras:

  • O e-mail enviado após o abandono do carrinho (e-commerce). Você estava quase lá! O usuário era seu, mas escapou por pouco. Envie-lhe um e-mail super personalizado! Mostre a ele onde ele havia chegado. A taxa de conversão será muito alta. Privalia usa muito essa técnica com resultados invejáveis;
  • E-mail personalizado com descontos em interesses específicos. Se você sabe como seu cliente se comporta, sabe como aproveitar um desconto que ele aprecia;
  • Criar uma narrativa também nos e-mails. É muito importante criar um vínculo de confiança com o usuário. Para fidelizá-lo, é importante contar histórias também por e-mail!

Seja divertido e original, não chato e institucional! Saia do comum e tente envolver seu cliente!

Aqui estão alguns exemplos de e-mail marketing muito bem elaborados:

  • Litmus: esta plataforma é especializada em marketing por e-mail e suas comunicações diretas são realmente divertidas e empolgantes. O diferencial está no uso equilibrado de GIF.

  • Buzzfeed: a publicação jornalística americana usa uma cópia hiper persuasiva que faz você querer abrir aquele maldito e-mail! Eles se concentram especialmente no cabeçalho, para chamar a atenção do usuário com ótimos resultados.

  • Flock: esta plataforma de mensagens usa uma comunicação fresca e divertida, com animações e ilustrações leves e é especializada na gestão das automações mais complexas. De fato, os usuários recebem e-mails super segmentados com base em suas experiências com a empresa.

  • Starbucks: indispensável. Quando se fala em comunicação eficaz, o gigante do café americano está sempre na linha de frente. Aqui tudo é pensado nos mínimos detalhes. Cópia persuasiva, leve e divertida, combinada com uma escolha de imagens muito personalizadas realmente eficazes.

As potencialidades do e-mail marketing são realmente muitas, agora é a sua vez de saber aproveitá-las!

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