O endorsement é um contrato publicitário no qual um profissional (endorser) se compromete a utilizar na sua atividade profissional os produtos de uma determinada empresa (endorsee).
De fato, esse tipo de contrato é celebrado com o objetivo de utilizar a própria imagem para a promoção dos próprios produtos.
As obrigações que dizem respeito à assistência técnica e ao fornecimento dos produtos são de responsabilidade da empresa.
Além disso, este contrato prevê também o pagamento de uma quantia em dinheiro por parte do beneficiário, com direito do titular de uma patente ou uma propriedade, as chamadas royalties.
Estratégias de endosse
O endosse geralmente é realizado por celebridades, por influenciadores ou por especialistas do setor.
O principal objetivo deste contrato é conferir notoriedade, credibilidade e aumentar a visibilidade da marca.
Portanto, seguindo a linha desses objetivos, pode-se falar ou aconselhar com vídeos ou fotos o produto em questão nas mídias sociais.
Além disso, é possível falar de endosse também no caso em que os usuários ou consumidores presentes na Rede decidirem compartilhar sua experiência sobre o uso do produto, contribuindo para o boca a boca para a melhoria da reputação da marca.
Esta forma de apoio, tanto por parte de celebridades quanto por parte de usuários comuns, pode ser muito vantajosa para as empresas.
Exemplos de endosse
Volvo Trucks - The Epic Split feat. Van Damme
Neste comercial, onde o protagonista é Van Damme, ele realiza uma espagat entre dois caminhões em marcha à ré.
Este teste ao vivo foi criado para demonstrar a precisão e a estabilidade direcional da Direção Dinâmica Volvo e, como testemunha, obviamente chamaram uma grande celebridade!
Liam Neeson e Clash of Clans
Spot televisivo oficial do Super Bowl de Clash of Clans Revenge com Liam Neeson.
No spot, ele atua como este famoso testemunhal "convencendo" de alguma forma a baixar o jogo.
Portanto, o efeito surpresa torna um spot memorável, porque surge exatamente quando não se vê o que não se espera.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.