O que é o engajamento das partes interessadas

Para o engajamento dos stakeholders, entende-se todas as atividades empregadas no envolvimento dos interlocutores sociais de uma organização.

Trata-se de uma alavanca de monitoramento e gestão da qualidade das relações; na verdade, é um elemento importante para a formulação de estratégias organizacionais.

Em essência, é a criação de um vínculo entre stakeholders e a organização; na verdade, a organização envolve seus próprios stakeholders ouvindo suas necessidades e fornecendo soluções.

Tópicos do engajamento dos stakeholders

Os tópicos nos quais uma organização investe são as relações estabelecidas com os diferentes stakeholders e a experiência deles mesmos.

Além disso, também influencia o alinhamento entre promessasexpectativas, ações e percepções.

Para ter um engajamento eficaz dos stakeholders é importante gerir e melhorar o envolvimento deles com diferentes estratégias:

  • Definir os objetivos;
  • Compreender as características e as expectativas deles;
  • Escolher as modalidades de envolvimento mais adequadas;
  • Garantir uma resposta aos stakeholders.

Os dois conceitos-chave que dominam o engajamento dos stakeholders são: responsabilidade e inclusividade.

Responsabilidade

A definição de responsabilidade se traduz como "ser responsável" e indica o dever de informar todos os interessados sobre como se cumpre as responsabilidades em relação a eles.

Ilustra-se através de documentos publicitários que, no final, se resumem em balanços de responsabilidade.

Inclusividade

A inclusividade considera as aspirações e as necessidades das partes interessadas.

Deve-se aderir às estratégias de criação e gestão de relacionamentos entre uma organização e suas partes interessadas relevantes, a fim de criar e distribuir valor social.

Por fim, pressupõe uma abordagem ao mercado que envolve toda a organização e representa um método eficaz de fazer a organização interagir com seus principais interlocutores.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.