Para o engajamento dos stakeholders, entende-se todas as atividades empregadas no envolvimento dos interlocutores sociais de uma organização.
Em essência, é a criação de um vínculo entre stakeholders e a organização; na verdade, a organização envolve seus próprios stakeholders ouvindo suas necessidades e fornecendo soluções.
Tópicos do engajamento dos stakeholders
Os tópicos nos quais uma organização investe são as relações estabelecidas com os diferentes stakeholders e a experiência deles mesmos.
Além disso, também influencia o alinhamento entre promessas, expectativas, ações e percepções.
Para ter um engajamento eficaz dos stakeholders é importante gerir e melhorar o envolvimento deles com diferentes estratégias:
- Definir os objetivos;
- Compreender as características e as expectativas deles;
- Escolher as modalidades de envolvimento mais adequadas;
- Garantir uma resposta aos stakeholders.
Os dois conceitos-chave que dominam o engajamento dos stakeholders são: responsabilidade e inclusividade.
Responsabilidade
A definição de responsabilidade se traduz como "ser responsável" e indica o dever de informar todos os interessados sobre como se cumpre as responsabilidades em relação a eles.
Ilustra-se através de documentos publicitários que, no final, se resumem em balanços de responsabilidade.
Inclusividade
A inclusividade considera as aspirações e as necessidades das partes interessadas.
Deve-se aderir às estratégias de criação e gestão de relacionamentos entre uma organização e suas partes interessadas relevantes, a fim de criar e distribuir valor social.
Por fim, pressupõe uma abordagem ao mercado que envolve toda a organização e representa um método eficaz de fazer a organização interagir com seus principais interlocutores.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.