O que é o field marketing

O field marketing é uma das técnicas mais utilizadas do mix de marketing e, especificamente, da promoção.

Em poucas palavras, field marketing refere-se à clássica ação de promoção direta que consiste na exposição direta do produto/serviço ao cliente potencial.

Nesta situação, o vendedor faz com que o cliente experimente o produto através de amostras ou pacotes promocionais de entrada (por exemplo, no caso de serviços digitais).

O field marketing faz parte do direct marketing, mas se distingue das outras técnicas porque, basicamente, é realizado cara a cara (relação vendedor - cliente potencial).

Os vendedores de field marketing são altamente treinados, têm um vasto conhecimento do produto ou serviço e dos setores afins ao seu campo de atuação.

O field marketing pode parecer fácil e banal, mas na verdade, é útil para muitos aspectos do desenvolvimento da marca, por exemplo:

  • o aumento da brand awareness
  • o incremento da porcentagem de fechamento de contratos
  • a melhoria geral das vendas
  • a exposição e a notoriedade da marca

Além disso, o field marketing é muito utilizado no caso de lançamento de novos produtos e novas linhas de serviços.

No fundo, a grande vantagem dessa técnica, se a estratégia for implementada corretamente, está no imediato retorno sobre o investimento (ROI).

Não apenas vendedores clássicos, mas também anfitriãs e representantes comerciais. Os intérpretes do field marketing são múltiplos e de diversas naturezas. Eles atuam em feiras, eventos e pontos de venda.

Neste caso, como dito, a distribuição de amostras, degustações ou testes (com um consequente feedback imediato dos usuários), faz parte do field marketing.

Atividades diversas como entretenimento ou pequenos concursos (também na loja física) fazem parte dessa técnica.

As atividades de distribuição de material informativo, como folhetos, brochuras ou outros suportes em papel, devem ser incluídas neste âmbito.

Por fim, também os grupos focais, a aplicação de questionários e/ou entrevistas em canais de venda ou mesmo em formato digital (ou as tradicionais entrevistas em casa ou durante eventos e feiras), fazem parte desta categoria do mix de marketing.

Um estudo de caso de marketing de campo social: Decathlon

Decathlon, a famosa empresa francesa de vestuário e acessórios esportivos, sempre foi muito atenta às redes sociais e às iniciativas a serem desenvolvidas em plataformas digitais.

Neste caso, nos concentramos em uma campanha realmente interessante de marketing de campo aplicado ao social.

A marca transalpina criou uma campanha social chamada WeTilt, onde os usuários eram recrutados através do site e das redes sociais para um teste gratuito da bicicleta dobrável Tilt 5 B’TWIN.

Nesta iniciativa de field marketing, as pessoas podiam se inscrever através de um anúncio patrocinado no Facebook que direcionava para a landing page do teste da bicicleta. Este teste será realizado tanto em Milão, quanto em Florença e em Roma. Por fim, para incentivar os clientes, alguns participantes do programa de teste serão sorteados para ganhar o mesmo produto.

O field marketing è muito mais do que a simples venda porta a porta, e suas potencialidades são enormes. Esta técnica, se utilizada corretamente, pode realmente impactar de maneira significativa os balanços empresariais sem investimentos iniciais.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.