O grupo focal são entrevistas qualitativas em que um coordenador prescreve tópicos de discussão a um pequeno grupo de sujeitos.
Estes são informados dos fatos e dispostos a colaborar com o foco em questão e são convidados a compartilhar e comparar suas opiniões.
Recorre-se à técnica do grupo focal, quando há necessidade de compreender com intensidade as opiniões, os comportamentos e as atitudes do público-alvo, ou seja, do target.
Os objetivos de um Grupo Focal
O grupo focal tem diversos objetivos a serem alcançados, o principal é coletar as ideias expressas por um grupo de indivíduos pertencentes ao seu target apropriado.
As pessoas são convidadas a discutir de forma livre e espontânea diversas temáticas de discussão como:
- Encontrar oportunidades de mercado;
- Entender como vender um produto;
- Destaque necessidades, percepções, preferências e sensações;
- Compreender vantagens e desvantagens relacionadas ao produto;
- Desenvolver novas ideias;
- Teste o questionário.
Diferente de outras técnicas que envolvem a entrevista, esta não prevê uma interação "unidirecional", ou seja, entre o entrevistador e o indivíduo, mas sim com um grupo de pessoas que ajudam a entender a percepção que têm sobre um determinado produto.
O sucesso do focus group está ligado à capacidade dos participantes de gerar um debate interativo e à habilidade do moderador em conduzir a discussão.
O moderador garante que ela prossiga de maneira ordenada e completa e que se alcancem os objetivos preestabelecidos.
Como dirigir um grupo focal
Para conduzir e dirigir a entrevista do grupo focal é importante seguir diferentes fases para colocar os participantes à vontade e facilitar a interação com eles:
- Fase de recrutamento: São recrutados 10 sujeitos para cada faixa etária e sexo, e para características sociais e econômicas, de modo a criar um grupo não excessivamente homogêneo. Os sujeitos representam o público-alvo, de fato, o método de recrutamento não é aleatório;
- Fase inicial e desenvolvimento: uma vez criado o grupo, inicia-se a sessão expondo os objetivos, quais são as modalidades de realização e mostrando e descrevendo o produto;
- Fase de análise: para realizar a análise pode-se usar o método "debriefing ", ou seja, para cada sujeito que è solicitado um comentário, foram avaliadas as palavras-chave relacionadas ao produto, sua frequência, a intensidade e a especificidade.
Por fim, o grupo focal è uma estratégia de marketing eficaz referente a entrevistas realizadas para verificar a eficácia de um produto em um determinado grupo-alvo.
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