Quem deseja iniciar um novo negócio, muitas vezes, recorre a uma franquia.
A franquia é uma modalidade de colaboração empresarial, que prevê um contrato comercial que permite a um empreendedor iniciar um negócio, através da produção e distribuição dos serviços de uma marca já estabelecida.
O mercado de franquias representa 50% das atividades comerciais nos EUA, 45% no Canadá e, na Europa, a França detém 10%.
Na Itália, cuja rede comercial ainda se baseia em pequenas realidades, a primeira forma de franquia é creditada à Gamma d.i. em Fiorenzuola d’Adda em 1970.
Características da franquia
Como funciona a franquia?
Existem dois principais atores no contrato de franquia:
- o afiliador ou franchisor, que é de fato a empresa já estabelecida e famosa
- O franqueado ou afiliada, que é a empresa que inicia a atividade através do franchisor
O que são as lojas em franquia e os royalties
O franchisor dá ao afiliado o direito de comercializar seus próprios produtos com a marca da empresa estabelecida. Não só isso, o franchisor fornece ao franqueado formação, metodologias e assistência da matriz. O mesmo afiliado, porém, deverá respeitar os padrões de qualidade e de gestão empresarial da marca.
O contrato de franquia prevê um royalty, ou seja, o pagamento de uma porcentagem sobre o faturamento por parte do afiliado ao afiliador.
Além disso, geralmente, é prevista uma comissão inicial definida, taxa.
De fato, os dois atores do contrato compartilharão a marca, o método de negócios e o sistema de comunicação, marketing e distribuição.
Tipos de franchising
Existem principalmente três tipos de franchising:
- O franchising industrial: trata-se, geralmente, dos franchisings das cadeias de restaurantes, roupas e móveis
- O franchising de distribuição: são os franchisings da GDO (grandes supermercados) e as lojas com marca como Oviesse, Upim e representam 50-60% das marcas na Itália
- O franchising de serviços: são exemplos as agências de viagem em franchising e todas aquelas atividades privadas que envolvem serviços também de saúde, além das empresas de mediação de crédito e serviços de internet.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.