O que é o funil de marketing

Por funil (literalmente funil) entende-se o percurso de um consumidor, em uma estratégia previamente definida, em direção ao objetivo que você estabeleceu, que parte do conhecimento da marca e termina quando o referido se torna um cliente.

Em outras palavras, é o percurso que um consumidor faz antes de alcançar a conversão.

Por conversão entende-se um objetivo que você deseja que os usuários alcancem. Variam com base no seu objetivo: pode ser a inscrição na newsletter, um contato ou uma venda.

As fases do funil de marketing

funil de vendas divide-se em 3 macro-fases:

  1. Top of the funnel (TOFU): è a fase mais alta do funil, a entrada do nosso  funil. Aqui a sua marca entra e se faz espaço na cabeça do consumidor.
  2. Meio do funil (MOFU): esta é a fase intermediária do funil. È a fase em que o consumidor, depois de conhecer a sua marca, se informa sobre o produto ou serviço oferecido e avalia se deve comprá-lo ou recorrer à concorrência. Daqui em diante, o consumidor considerará a sua marca para compras futuras.
  3. Fundo do funil (BOFU): è a fase mais baixa do funil, aquela em que o consumidor está pronto para se tornar um cliente. O consumidor decidiu escolher seu produto entre as possíveis alternativas.

Um exemplo de funil

Vamos fazer um exemplo prático: falamos de um restaurante recém-aberto que, como todos, quer atrair o maior número possível de clientes. 

Usaremos a técnica AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), uma técnica muito utilizada no marketing.

Aqui está o funil dividido nas 3 fases:

Fase 1 - TOFU (Top Of the Funnel)

Na primeira fase o restaurante deve informar os potenciais clientes que ele existe.

A promoção online pode ocorrer com campanhas publicitárias nas redes sociais (como Facebook e Instagram) ou nos motores de busca (como Google). No caso das redes sociais, o post é mostrado para as pessoas que moram ou que passam perto do restaurante, enquanto no caso dos motores de busca as pessoas vão procurar nos motores de busca um restaurante próximo a elas.

Nesta fase, captura-se a atenção do consumidor com posts atraentes em que, por exemplo, são mostradas algumas fotos dos pratos oferecidos.

Fase 2 - MOFU (Meio do Funil)

A segunda fase do funil prevê o despertar do interesse por aqueles que descobrem a existência do restaurante.

As campanhas publicitárias nas redes sociais e nos motores de busca levam a uma landing page, ou seja, uma página onde é oferecido um único serviço ou um único produto.

Os conteúdos desta landing page são muito atraentes e despertam interesse nos usuários que a visitam. Assim, os usuários continuarão a rolar a página em busca de algo mais interessante.

Continuando a rolar a página, verão, perto do final, uma galeria com os melhores pratos deste restaurante.

Eis que se inicia a fase do desejo: qualquer um se sentiria atraído por um belo prato de lasanhas bem recheadas ou um prato de batatas fritas com vários molhos.

Fase 3 - BOFU (Bottom Of the Funnel)

Esta é a última fase: aquela em que o usuário se torna efetivamente um cliente.

No final da landing page, depois de ter despertado Atenção com anúncios atraentes, Interesse com os conteúdos, Desejo graças à galeria dos pratos expostos, haverá uma Call to Action (ou seja, um chamado à ação) na forma de um formulário para a reserva de uma mesa (chamado no jargão técnico booking engine), com um incentivo adicional tipo um desconto de 5% se a reserva for feita online. Esta é a fase de Ação, em que o cliente reserva uma mesa.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.