Por funil (literalmente funil) entende-se o percurso de um consumidor, em uma estratégia previamente definida, em direção ao objetivo que você estabeleceu, que parte do conhecimento da marca e termina quando o referido se torna um cliente.
Em outras palavras, é o percurso que um consumidor faz antes de alcançar a conversão.
Por conversão entende-se um objetivo que você deseja que os usuários alcancem. Variam com base no seu objetivo: pode ser a inscrição na newsletter, um contato ou uma venda.
As fases do funil de marketing
O funil de vendas divide-se em 3 macro-fases:
- Top of the funnel (TOFU): è a fase mais alta do funil, a entrada do nosso funil. Aqui a sua marca entra e se faz espaço na cabeça do consumidor.
- Meio do funil (MOFU): esta é a fase intermediária do funil. È a fase em que o consumidor, depois de conhecer a sua marca, se informa sobre o produto ou serviço oferecido e avalia se deve comprá-lo ou recorrer à concorrência. Daqui em diante, o consumidor considerará a sua marca para compras futuras.
- Fundo do funil (BOFU): è a fase mais baixa do funil, aquela em que o consumidor está pronto para se tornar um cliente. O consumidor decidiu escolher seu produto entre as possíveis alternativas.
Um exemplo de funil
Vamos fazer um exemplo prático: falamos de um restaurante recém-aberto que, como todos, quer atrair o maior número possível de clientes.
Usaremos a técnica AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), uma técnica muito utilizada no marketing.
Aqui está o funil dividido nas 3 fases:
Fase 1 - TOFU (Top Of the Funnel)
Na primeira fase o restaurante deve informar os potenciais clientes que ele existe.
A promoção online pode ocorrer com campanhas publicitárias nas redes sociais (como Facebook e Instagram) ou nos motores de busca (como Google). No caso das redes sociais, o post é mostrado para as pessoas que moram ou que passam perto do restaurante, enquanto no caso dos motores de busca as pessoas vão procurar nos motores de busca um restaurante próximo a elas.
Nesta fase, captura-se a atenção do consumidor com posts atraentes em que, por exemplo, são mostradas algumas fotos dos pratos oferecidos.
Fase 2 - MOFU (Meio do Funil)
A segunda fase do funil prevê o despertar do interesse por aqueles que descobrem a existência do restaurante.
As campanhas publicitárias nas redes sociais e nos motores de busca levam a uma landing page, ou seja, uma página onde é oferecido um único serviço ou um único produto.
Os conteúdos desta landing page são muito atraentes e despertam interesse nos usuários que a visitam. Assim, os usuários continuarão a rolar a página em busca de algo mais interessante.
Continuando a rolar a página, verão, perto do final, uma galeria com os melhores pratos deste restaurante.
Eis que se inicia a fase do desejo: qualquer um se sentiria atraído por um belo prato de lasanhas bem recheadas ou um prato de batatas fritas com vários molhos.
Fase 3 - BOFU (Bottom Of the Funnel)
Esta é a última fase: aquela em que o usuário se torna efetivamente um cliente.
No final da landing page, depois de ter despertado Atenção com anúncios atraentes, Interesse com os conteúdos, Desejo graças à galeria dos pratos expostos, haverá uma Call to Action (ou seja, um chamado à ação) na forma de um formulário para a reserva de uma mesa (chamado no jargão técnico booking engine), com um incentivo adicional tipo um desconto de 5% se a reserva for feita online. Esta é a fase de Ação, em que o cliente reserva uma mesa.
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