GDO é acrônimo de Grande Distribuição Organizada. Por GDO, entende-se a forma evoluída de venda no varejo (ou seja, que tem como clientes os consumidores finais) cada vez mais em voga em todo o mundo.
O modelo de venda no varejo GDO nasceu na França em 1830, quando começaram a surgir os primeiros "grandes armazéns".
Os pontos de venda da GDO são organizados e classificados com base em seu tamanho e características estruturais.
Características e classificação da GDO
Fazem parte da GDO:
- Os hipermercados: devem superar os 2500 metros quadrados de tamanho para serem definidos como tais
- Os supermercados: deverão ter um tamanho que varia de 400 a um máximo de 2500 metros quadrados
- Os pontos de venda de livre serviço: com tamanhos que variam de 200 a 400 metros quadrados
- Os descontos e o cash & carry: com tamanhos que variam entre 200 metros quadrados e 1000, mas com uma quantidade de tipos de produtos muito limitada
Diferença entre GD, DO e GDS
- A GD é a grande distribuição. Fazem parte as grandes cadeias de supermercados como LIDL ou Auchan, por exemplo, que têm um único proprietário (a casa-mãe) e outras marcas organizadas com as mesmas dinâmicas empresariais. Os pontos de venda da GD têm uma rede capilar em todo o território.
- A DO é a distribuição organizada. Exemplos são Conad ou Coop e outros grupos que, de fato, estão organizados através de consórcios ou organizações, mas com propriedades diferentes.
Vantagens da GDO
- Maior poder de negociação: ter uma marca já estabelecida permite à propriedade negociar com os fornecedores com uma relevância decididamente diferente em relação ao pequeno artesão.
- Assistência fiscal e formação: em muitos casos, fazer parte da GDO permite ter assistência tributária e fiscal, além de incluir uma formação continuada para os funcionários.
- Facilidades para aluguéis e locações: em muitos casos, a pertença a essas organizações permite uma facilitação a nível imobiliário para venda e compra dos imóveis e para as locações de aluguel.
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