GDO é acrônimo de Grande Distribuição Organizada. Por GDO, entende-se a forma evoluída de venda no varejo (ou seja, que tem como clientes os consumidores finais) cada vez mais em voga em todo o mundo.

O modelo de venda no varejo GDO nasceu na França em 1830, quando começaram a surgir os primeiros "grandes armazéns".

Os pontos de venda da GDO são organizados e classificados com base em seu tamanho e características estruturais.

Características e classificação da GDO

Fazem parte da GDO:

  • Os hipermercados: devem superar os 2500 metros quadrados de tamanho para serem definidos como tais
  • Os supermercados: deverão ter um tamanho que varia de 400 a um máximo de 2500 metros quadrados
  • Os pontos de venda de livre serviço: com tamanhos que variam de 200 a 400 metros quadrados
  • Os descontos e o cash & carry: com tamanhos que variam entre 200 metros quadrados e 1000, mas com uma quantidade de tipos de produtos muito limitada

Diferença entre GD, DO e GDS

A grande distinção da GDO, é entre GD e DO.
  • A GD é a grande distribuição. Fazem parte as grandes cadeias de supermercados como LIDL ou Auchan, por exemplo, que têm um único proprietário (a casa-mãe) e outras marcas organizadas com as mesmas dinâmicas empresariais. Os pontos de venda da GD têm uma rede capilar em todo o território.
  • A DO é a distribuição organizada. Exemplos são Conad ou Coop e outros grupos que, de fato, estão organizados através de consórcios ou organizações, mas com propriedades diferentes.
Por fim, existe outro tipo de organização empresarial: a GDS.
Por GDS entende-se a grande distribuição especializada.
Exemplos incluem cadeias como Acqua & Sapone (especializados em cuidados pessoais), Euronics (referência em eletrônicos) e todos aqueles grupos especializados apenas em um determinado setor mercadológico.

Vantagens da GDO

As vantagens de contar com uma organização mercadológica mais ampla são diversas:
  • Maior poder de negociação: ter uma marca já estabelecida permite à propriedade negociar com os fornecedores com uma relevância decididamente diferente em relação ao pequeno artesão.
  • Assistência fiscal e formação: em muitos casos, fazer parte da GDO permite ter assistência tributária e fiscal, além de incluir uma formação continuada para os funcionários.
  • Facilidades para aluguéis e locações: em muitos casos, a pertença a essas organizações permite uma facilitação a nível imobiliário para venda e compra dos imóveis e para as locações de aluguel.
Não só, portanto, os grandes supermercados fazem parte da GDO e da GDS, mas também muitas outras redes líderes em outros setores: da eletrônica, aos cuidados pessoais, da vestuário ao esporte (Decatlon para citar um nome de uma marca entre as mais em alta).
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.