O que é o gerente de marketing

O Gerente de Marketing é uma figura que se mostra importante nas empresas.

A figura do Gerente de Marketing executa determinadas ações, ou seja: pesquisa, determina e avalia a demanda por um produto a fim de desenvolver campanhas e estratégias promocionais.

Esse tipo de estratégia, o gerente de marketing a direciona a um público-alvo específico.

Seu objetivo è manter estável a imagem de uma marca e os valores da empresa aos olhos dos consumidores.

Funções do gerente de marketing

O gerente de marketing, dentro de uma empresa, desempenha diversas funções:

  • Supervisionar: supervisiona todas as fases de todas as atividades de marketing. Começando pelo design dos logotipos e da embalagem até chegar ao campanhas publicitárias e às estratégias de preços;
  • Monitorar: monitora todas as campanhas de divulgação da marca. Estas são classificadas em newsletter, concursos, mídias sociais;
  • Dirigir: dirige o planejamento do material de produção a fim de manter ou melhorar a imagem pública de uma empresa ou de um cliente;
  • Coordenar: coordena todas as atividades de lançamento do produto e aquelas de vendas.

Além disso, as funções do gerente de marketing podem variar com base na empresa tratada e no setor de referência.

Competências do gerente de marketing

O Gerente de Marketing começa toda a sua estratégia e atividade a partir de um estudo de mercado para encontrar o seu target de referência.

A figura do gerente de marketing pode se dividir em mais ramos de setores do marketing com base nas competências adquiridas.

Portanto, a figura do gerente de marketing pode ser: 

  • Product manager: trata-se de um responsável pelas atividades de planejamento e coordenação necessárias para o sucesso de um produto. Ele se ocupa de definir os objetivos comerciais, a receita, as quotas de mercado implementando todas as estratégias de marketing para alcançá-los;
  • Gerente de marca: sua tarefa é planejar, apresentar e promover uma linha de produtos;
  • Gerente de marketing digital: coordena e gerencia tudo o que diz respeito ao digital, a fim de desenvolver um plano de marketing e comunicação para a empresa. Trata-se de um indivíduo que conhece os conceitos SEO, SEM e todas as atividades de publicidade em display;
  • Gerente de contas: se ocupa de promover o produto ou serviço desenvolvido. Além disso, gerencia a rede, identifica objetivos específicos de crescimento, determina o aumento do lucro e estrutura as formas de inserção no mercado de novos produtos;
  • Especialista em comunicação: promove e difunde a identidade da empresa através dos meios de informação e publicidade. Sua tarefa é organizar o setor de comunicação avaliando os tempos, as modalidades e os conteúdos das mensagens a serem comunicadas.

Para concluir, podemos dizer que: o gerente de marketing é uma figura que define e estabelece todas as diretrizes que uma empresa deve seguir para estabelecer uma estratégia de venda e comunicação eficaz para levar a empresa ao sucesso.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.