O que é greenwashing

O greenwashing é uma estratégia de comunicação usada para sustentar e valorizar a reputação ambiental da empresa.

Seu objetivo é desviar a atenção do público dos efeitos negativos que a empresa provoca no meio ambiente devido à suas atividades ou seus produtos.

Essa estratégia é realizada por meio de campanhas de comunicação que mostram o impacto positivo das atividades da empresa em relação ao meio ambiente.

Estrategias de greenwashing

A empresa, quando utiliza o greenwashing, tenta criar uma imagem positiva de suas atividades e produtos para esconder os comportamentos prejudiciais em relação ao meio ambiente.

Pode-se definir como uma espécie de marketing ecológico voltado a atrair a atenção da opinião pública e dos mídias do impacto ambiental negativo de algumas de suas atividades produtivas.

Uma estratégia de greenwashing ocorre:

  • Quando se omitem informações relevantes;
  • Quando há a presença de afirmações vagas ou não demonstráveis. 
  • Quando há presença de comunicações ambientais.

Além disso, para implementar uma estratégia de greenwashing, fornecem-se informações e dados que apresentam os produtos como "verdes", mas que negligenciam outros aspectos mais importantes sob uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Exemplos de greenwashing

Coca Cola Zero Park Lives

A Coca Cola dá vida a diversos eventos e iniciativas esportivas que ajudam as pessoas a combater a obesidade.

No entanto, na iniciativa, esqueceram um pequeno detalhe: essa bebida é cheia de açúcares e gorduras.

Paradoxal, não?

Levissima Sant’Anna estilo bio

As duas marcas lançaram campanhas publicitárias nas quais falavam sobre sustentabilidade ambiental.

Como incentivar a sustentabilidade ambiental? Promovendo garrafas de plástico!

As empresas estão cada vez mais aproveitando esses tipos particulares de marketing relacionados ao meio ambiente também porque, por trás dessa comunicação, se esconde um verdadeiro mundo!

Esse negócio se mostra eficaz também em nível econômico e social.

Não perca essa oportunidade de ganho e de aumento da conscientização da marca aproveitando essa estratégia.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.