Para grupo-alvo, indicamos um conjunto de consumidores que possuem características em comum (renda, idade, necessidades) às quais é direcionada uma ação publicitária.
Na prática, ao grupo-alvo é destinada uma campanha de marketing e se divide em:
- Análise de marketing socioeconômica: onde se identifica um grupo de consumidores com base nas condições demográficas e socioeconômicas;
- Análise de marketing psicossociológica: onde se identifica um grupo de consumidores com base na análise de suas necessidades.
Antes de lançar uma publicidade, são coletadas e analisadas as opiniões sobre uma amostra do grupo-alvo a que se refere.
Como fazer uma análise do alvo?
Para realizar uma análise do alvo, podemos seguir alguns pontos importantes:
- Imaginar o cliente adequado para o produto ou serviço que você está colocando no mercado:
- A quem é direcionada a nossa publicidade?
- Qual é a idade média do nosso cliente?
- Quais necessidades devemos satisfazer?
- Obter feedback dos consumidores: para conseguir avaliar se nossas ideias de público-alvo terão sucesso;
- Monitorar os sites: onde se verifica quem visitou o site, os interesses, a idade, o local e é possível aprofundar os gostos e hobbies dos nossos consumidores para atingir nosso público-alvo ideal.
É muito importante realizar a análise do público-alvo unindo suas expectativas com dados reais para ter um resultado positivo.
Não esqueça!
Não pare de procurar seu público porque é em constante evolução e realize análises quantitativas que considerem as características do consumidor para atingir um alvo específico.
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