O que é o grupo-alvo

Para grupo-alvo, indicamos um conjunto de consumidores que possuem características em comum (renda, idade, necessidades) às quais é direcionada uma ação publicitária.

Na prática, ao grupo-alvo é destinada uma campanha de marketing e se divide em:

  • Análise de marketing socioeconômica: onde se identifica um grupo de consumidores com base nas condições demográficas e socioeconômicas;
  • Análise de marketing psicossociológica: onde se identifica um grupo de consumidores com base na análise de suas necessidades.

Antes de lançar uma publicidade, são coletadas e analisadas as opiniões sobre uma amostra do grupo-alvo a que se refere. 

Como fazer uma análise do alvo?

Para realizar uma análise do alvo, podemos seguir alguns pontos importantes:

  • Imaginar o cliente adequado para o produto ou serviço que você está colocando no mercado: 
    • A quem é direcionada a nossa publicidade?
    • Qual é a idade média do nosso cliente?
    • Quais necessidades devemos satisfazer?
  • Obter feedback dos consumidores: para conseguir avaliar se nossas ideias de público-alvo terão sucesso;
  • Monitorar os sites: onde se verifica quem visitou o site, os interesses, a idade, o local e é possível aprofundar os gostos e hobbies dos nossos consumidores para atingir nosso público-alvo ideal.

É muito importante realizar a análise do público-alvo unindo suas expectativas com dados reais para ter um resultado positivo.

Não esqueça!

Não pare de procurar seu público porque é em constante evolução e realize análises quantitativas que considerem as características do consumidor para atingir um alvo específico.

Pode te interessar: O que é o target?

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.