O índice de afinidade é um indicador que é utilizado para comparar o desempenho dos veículos de comunicação que são diferentes em relação a um determinado target group.
Na prática, escolhe-se o melhor desempenho de um veículo em relação a outros em relação ao perfil do target group sociodemográfico (a população residente em um determinado território) e psicográfico (os consumidores classificados com base nos interesses, valores, características etc).
Portanto, pode ser definido como a relação entre a porcentagem dos desempenhos de um veículo e a porcentagem da população de referência que compra no mesmo segmento de mercado.
Como calcular o índice de afinidade
O índice de afinidade é calculado com a relação entre duas percentagens diferentes que operam no mesmo mercado.
Portanto, mede-se:
- Percentual de penetração de mercado em um determinado grupo-alvo;
- Percentual sobre o total da população de referência;
- Resultado do índice de afinidade.
Exemplo: penetração de leitura: 5% na população feminina, 6,5% no público feminino de 20-30 anos.
Resultado: o índice de afinidade para o público é igual a 130.
O cálculo é: (6,5/5*100).
O objetivo desta nova estratégia é fornecer argumentos que façam o cliente se interessar por uma determinada publicidade.
No índice de afinidade, é identificado o laço social dos indivíduos com determinados grupos de referência para colocar a mensagem publicitária de maneira eficaz.
Estratégias de Marketing de Afinidade
O processo de marketing de afinidade identifica um ou mais indivíduos que influenciam a opinião dos outros dentro de um grupo.
Assim, a comunicação parte exatamente das pessoas que influenciam os outros, o que significa que é a pessoa ideal para divulgar a mensagem publicitária, pois já possui uma posição relevante dentro do grupo e goza de alta credibilidade.
Utiliza técnicas de promoção diferentes das outras, contando com uma espécie de "líder do grupo" que consegue influenciar todo o nicho daquele grupo-alvo.
Grupos de afinidade
Para realizar uma estratégia eficaz de Marketing de Afinidade, é importante ter à disposição, durante o planejamento, todas as categorias disponíveis:
- Grupos de afinidade baseados em interesses ou atividades sociais que o grupo-alvo tem em comum dentro do tempo livre;
- Grupos de afinidade baseados em características demográficas;
- Grupos de afinidade que pertencem às mesmas categorias de associação ou exercício profissional;
- Grupos de afinidade que se definem através de ideologias, valores e crenças;
- Os grupos de afinidade produzidos pelo próprio marketing;
Entender em qual grupo de afinidade trabalhar é importante para estabelecer seu público-alvo e ter uma campanha publicitária de sucesso.
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