O que é o índice de agressividade

O índice de agressividade é usado para avaliar a posição de uma marca ou de um produto em relação aos outros competidores.

Baseia-se na relação entre investimentos publicitários e cotas de mercado e é calculado com a razão entre share of spending (SOS) e share of market (SOM) de um produto, de uma marca ou de umaempresa.

Na prática, este indicador ajuda a empresa a definir seu orçamento a ser investido nas estratégias de marketing competitivas. 

Graças ao índice de agressividade, de fato, é possível monitorar as estratégias competitivas das empresas, por exemplo:

  • Quando o SOS é maior que o SOM (SOS>SOM) significa que a estratégia está crescendo como participação de mercado e, portanto, está pronta para grandes investimentos;
  • Quando o SOS é igual ao SOM (SOS = SOM) significa que a estratégia permanece estável e, portanto, não cresce nem diminui;
  • Quando o SOS é menor que o SOM (SOS < SOM) significa que a estratégia não funciona nos investimentos daquele determinado produto ou serviço, ou porque estão destinadas a sair em breve do mercado ou porque são sustentadas com outras estratégias de marketing como os promoções.

Participação de gastos (SOS) e Participação de voz

Participação de gastos (SOS)

A participação de gastos, é a quota de despesa publicitária.

Ela é dada pela relação entre o investimento publicitário da empresa e o investimento total do mercado.

A participação de gastos é um indicador utilizado para avaliar sinteticamente a posição da empresa (marca ou produto) no mercado em relação aos seus concorrentes.

Participação de voz (SOM)

A participação de voz expressa a visibilidade de uma empresa e é calculada através da porcentagem entre os GRP desenvolvidos pela empresa e aqueles totais do mercado.

Essas estratégias de marketing são muito difundidas para avaliar a eficácia da publicidade à e o orçamento necessário para um investimento eficaz e responsável.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.