O que é o índice de atribuição

Quando se fala de índice de atribuição, no marketing, refere-se à identificação dos eventos que levam um consumidor à sua intenção de realizar uma compra, ou diretamente à própria compra.

Em referência a eventos, no entanto, è bom especificar que se refere a estes como um conjunto de ações realizadas pelo usuário.

Essas ações podem variar desde visualizar um anúncio publicitário até clicar nele; inscrever-se em um site de e-commerce ou em uma newsletter. No melhor dos casos, então, efetuar uma compra.

Cada uma dessas coisas tem seu valor, e o papel do índice de atribuição è medir esse valor de forma a transmitir informações úteis para a empresa ou companhia que pretende converter aquele certo consumidor de prospect a lead.

Essas informações são úteis porque, uma vez adquiridas, a empresa terá uma percepção muito mais clara sobre qual é o canal ou a escolha mais produtiva, a fim de atingir seus objetivos.

Como se mede o índice de atribuição

A significativa transição do marketing do tipo pré-digital para o fortemente digitalizado, viu a entrada em cena de numerosas formas de medição, como por exemplo o Custo por Ação (ou aquisição), o Custo por Clique ou o Custo por Impressão.

Cada uma dessas pode contribuir de maneira significativa para a coleta de dados úteis ao índice de atribuição.

Distingamos então alguns modelos particulares de atribuição:

  • Atribuição de Toque Único: este modelo confere um determinado valor a um único evento, como poderia ser o primeiro clique, ou o último, ou ainda em qual lugar (FACEBOOK, INSTAGRAM, site da empresa, e-mail, etc...), em um certo momento, foi visualizado o elemento publicitário. Geralmente este modelo não possui alta confiabilidade uma vez que não leva em conta um percurso mais extenso que leva o consumidor ao ponto desejado;


  • Atribuição Fracionada: este modelo atribui igual valor ao primeiro e ao último evento, sem se preocupar com qual desses eventos, no âmbito de um percurso mais extenso, tenha maior relevância;

  • Atribuição Algorítmica ou Probabilística: este modelo baseia-se em cálculos elaborados por softwares avançados de cálculo, que têm como objetivo estimar o peso e valor corretos para cada evento, especialmente aqueles que precedem a conversão. De fato, o uso desses softwares é, na maioria das vezes, voltado para identificar qual evento e qual momento do percurso do usuário são mais sensíveis à conversão.

Em definitiva, o índice de atribuição é uma ferramenta tanto útil quanto importante de medida dentro de uma campanha de web marketing. Usado sabiamente, pode melhor direcionar as escolhas da empresa.

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