Quando se fala de índice de atribuição, no marketing, refere-se à identificação dos eventos que levam um consumidor à sua intenção de realizar uma compra, ou diretamente à própria compra.
Em referência a eventos, no entanto, è bom especificar que se refere a estes como um conjunto de ações realizadas pelo usuário.
Essas ações podem variar desde visualizar um anúncio publicitário até clicar nele; inscrever-se em um site de e-commerce ou em uma newsletter. No melhor dos casos, então, efetuar uma compra.
Cada uma dessas coisas tem seu valor, e o papel do índice de atribuição è medir esse valor de forma a transmitir informações úteis para a empresa ou companhia que pretende converter aquele certo consumidor de prospect a lead.
Essas informações são úteis porque, uma vez adquiridas, a empresa terá uma percepção muito mais clara sobre qual é o canal ou a escolha mais produtiva, a fim de atingir seus objetivos.
Como se mede o índice de atribuição
A significativa transição do marketing do tipo pré-digital para o fortemente digitalizado, viu a entrada em cena de numerosas formas de medição, como por exemplo o Custo por Ação (ou aquisição), o Custo por Clique ou o Custo por Impressão.
Cada uma dessas pode contribuir de maneira significativa para a coleta de dados úteis ao índice de atribuição.
Distingamos então alguns modelos particulares de atribuição:
- Atribuição de Toque Único: este modelo confere um determinado valor a um único evento, como poderia ser o primeiro clique, ou o último, ou ainda em qual lugar (FACEBOOK, INSTAGRAM, site da empresa, e-mail, etc...), em um certo momento, foi visualizado o elemento publicitário. Geralmente este modelo não possui alta confiabilidade uma vez que não leva em conta um percurso mais extenso que leva o consumidor ao ponto desejado;
- Atribuição Fracionada: este modelo atribui igual valor ao primeiro e ao último evento, sem se preocupar com qual desses eventos, no âmbito de um percurso mais extenso, tenha maior relevância;
- Atribuição Algorítmica ou Probabilística: este modelo baseia-se em cálculos elaborados por softwares avançados de cálculo, que têm como objetivo estimar o peso e valor corretos para cada evento, especialmente aqueles que precedem a conversão. De fato, o uso desses softwares é, na maioria das vezes, voltado para identificar qual evento e qual momento do percurso do usuário são mais sensíveis à conversão.
Em definitiva, o índice de atribuição é uma ferramenta tanto útil quanto importante de medida dentro de uma campanha de web marketing. Usado sabiamente, pode melhor direcionar as escolhas da empresa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.