O que é o índice de lembrança

Quando se fala de índice de lembrança no âmbito do marketing, refere-se à maneira como um determinado número de consumidores lembra uma certa mensagem publicitária.

Geralmente, esses consumidores fazem parte de um grupo que os identifica como alvo ideal para essa mensagem publicitária.

Acompanhar os índices de lembrança è útil para as empresas medir a eficácia da mensagem publicitária junto ao público-alvo identificado e, sobretudo, para medir quão eficaz isso é em relação às mensagens publicitárias dos concorrentes.

Quem se ocupa de acompanhar são os tracking study, ou seja, métricas que se ocupam de elaborar comparações entre diferentes elementos publicitários provenientes de diferentes empresas e/ou companhias.

Quantas tipologias de índices de lembrança existem

Em relação a esse tipo de pesquisa, podem ser distintas 3 tipologias de índices de lembrança:

  1. Lembrança espontânea: o consumidor lembra naturalmente do anúncio publicitário sem qualquer auxílio externo;


  2. Lembrança ajudada: através de algum estímulo, o consumidor lembra do anúncio publicitário;

  3. Lembrança pertinente: o consumidor consegue recordar apenas uma parte (verbal ou visual) do anúncio publicitário.

O papel do índice de lembrança pode ser determinante em algumas fases de uma campanha publicitária. Pode ser útil para medir o desempenho inicial daquela campanha e como eventualmente adaptá-la ou melhorá-la.

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