O que é o marketing no Instagram

Por que escolher criar uma estratégia de marketing no Instagram? Pergunta fácil. O Instagram já conta com mais de um bilhão de usuários ativos por dia e 80% deles seguem pelo menos um perfil empresarial.

As potencialidades do Instagram são imensas, mas não é simples traduzir suas competências em dinheiro e/ou novos clientes.

Fazer marketing no Instagram significa aproveitar ao máximo a rede social de Zuckerberg para aumentar seus clientes e sua autoridade na web. Vamos descobrir algumas técnicas realmente eficazes para ter sucesso no Instagram!

Como gerenciar um perfil do Instagram de maneira profissional e eficaz

Uma página empresarial no Instagram funciona se você compartilhar com os usuários momentos do cotidiano empresarial com a equipe, proprietários e funcionários retratados também em momentos engraçados, divertidos e de pausa das atividades clássicas: o importante é ser genuíno e... muito humano!

Não só, é importante também descrever detalhes dos locais da empresa mostrando algo que te caracteriza em relação à concorrência!

O segredo do sucesso no Instagram está em saber fundir um copywriting estudado para o social, com a adição também de emojis que dão cor ao post e uma visual eficaz com imagens bonitas, de impacto e tonalidades fortes muito bem estudadas.

As Hashtags: uma linguagem útil mas pouco humana

Outro elemento importante no Instagram são as hashtags.

Essa linguagem é muito criticada na web por ser pouco humana.

A hashtag prevê um # antes da palavra que, muito provavelmente, será em inglês e com palavras todas grudadas.

Sem exagerar, esse elemento pode ampliar de maneira importante sua plateia de possíveis leitores, interceptando interesses e perfis interessantes.

Não abuse, use 5 ou 6 no máximo! 

Use um ou dois só seus (as hashtags empresariais) e depois adicione alguns estudados para interceptar interesses comuns.

As stories e IGTV para aproveitar ao máximo a rede social

As stories encontramos falando de marketing visual. No Instagram è fundamental criar uma narrativa (criar uma storytelling).

Interessante IGTV. Uma função introduzida há alguns anos que permite inserir também vídeos mais longos, no máximo 15 minutos. Uma espécie de Youtube integrado na rede social de Zuckerberg.

Voltando às stories, è importante aproveitá-las para envolver o público o máximo possível. Existem muitas ferramentas para fazer isso como enquetes e perguntas com as quais a comunidade ficará feliz em interagir.

Quando è melhor postar os conteúdos no Instagram?

Na verdade, não há uma regra precisa e válida para todos os setores. Seria bom utilizar ferramentas externas (ou aquelas disponibilizadas pela própria aplicação se você tiver um perfil business) para entender como seu público interage com suas postagens. 

Uma vez analisados os horários em que mais seguidores se conectam, experimente repetidamente, até encontrar o caminho certo, tanto em número de postagens por semana quanto em horário diário.

Como ganhar dinheiro e gerar leads com Instagram?

Infelizmente, nos posts do Instagram não é possível inserir links. A única maneira de direcionar os usuários e transformá-los em possíveis clientes (além da conversão através de telefonemas e e-mails) é a inserção de um link estratégico na BIO. 

Como aproveitar ao máximo a biografia do perfil do Instagram

Na biografia do perfil do Instagram pode-se inserir qualquer link (na verdade existem outras ferramentas que permitem inserir múltiplos). Eu recomendo

Linktree.

Desta forma, o seu usuário emocionado, envolvido e convencido pelo nosso projeto através das nossas postagens, poderá clicar no nosso link e, de fato, entrar no seu funil.

Como criar um funil no Instagram

Basicamente, uma vez criado um feed convincente, que apaixona e cria relacionamentos, o próximo passo é a conversão.

Se você tem um e-commerce, o caminho mais simples é, claramente, inserir o link da loja online na biografia do perfil. 

Alternativamente, você pode criar uma landing page dedicada para receber dados dos usuários e gerar leads, criando um banco de dados de potenciais clientes.

Dicas e sugestões para ter sucesso no Instagram

É fundamental criar uma comunidade real (se você comprar seguidores pouco interessados, é tudo inútil).

Para fazer isso, intercepte usuários e hashtags realmente alinhados com a sua atividade. Eles começarão a comentar e interagir com suas postagens, suas histórias e seus vídeos.

É importante criar um plano editorial bem definido: fotos, vídeos, mas também gráficos dedicados talvez com frases e aforismos que se relacionam ao que você faz (onde possível).

Seja criativo! Crie pequenos concursos e competições (também com prêmios reais).

Entre em contato com micro influenciadores (e se conseguir, também influenciadores de destaque) para divulgar sua atividade a plateias cada vez maiores.

Um conselho útil é também criar um feed homogêneo, por exemplo, tentando inserir conteúdos baseados em uma única tonalidade de cor (por exemplo, em um hotel à beira-mar você poderia preferir uma tonalidade de azul).

Quando os usuários começarem a te marcar com sua hashtag e sua geolocalização (outro elemento importante), compartilhe o conteúdo deles na página, eles ficarão felizes e muito envolvidos!

Último conselho: uma vez criadas tantas histórias interessantes, destaque-as dividindo-as por tipologia de interesse (aparecerão miniaturas personalizáveis acima do seu feed).

Tudo isso é um trabalho diário e complexo, mas se feito bem e com constância, te levará a um aumento significativo da sua brand awareness, ou seja, da consciência que as pessoas têm da sua marca!

Lembre-se: use uma linguagem simples, jovem e moderna sempre em relação ao público-alvo dos seus usuários!

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