O que é o jingle

A vinheta é a melodia que fica gravada na sua mente quando você vê um comercial.

A vinheta é um elemento de fundamental importância nos comerciais (televisivos, digitais ou até radiofônicos) porque, muitas vezes, a publicidade e, portanto, a marca, serão associadas exatamente àquelas poucas notas feitas de forma estratégica.

Como criar uma vinheta e quais são suas características

A vinheta deve transmitir, em poucos segundos, os valores da empresa e deve ser super eficaz.

As características da vinheta são:

  • Duração: deve ser curta e incisiva (de 5 a 15 segundos no total);
  • Reconhecibilidade e unicidade: deve ser imediatamente reconhecível e apenas aquela marca poderá se identificar com aquelas notas;
  • Melodia cativante: deve ser composta por notas que criam uma melodia cativante definida como casthy.

Diferenças entre jingle, indent e bumper

Como muitas vezes acontece, o termo jingle é abusado è frequentemente utilizado em contextos impróprios.

Se o jingle è uma breve sequência de notas, o indent e o bumper são dois aspectos ligeiramente mais específicos:

  • O indent: è precisamente o som que é inserido nos frames (ou nos segundos de voz nos spots de rádio) que associam o logo da marca ao slogan (exemplos disso são o "Das auto" muito popular no início dos anos 2000, da Volkswagen com uma voz que enfatiza as notas graves);
  • O bumper: è o momento musical que precede a tela preta do comercial. Na Itália è pouco utilizado pois, muitas vezes, os comerciais são cortados em relação aos formatos originais.

O jiingle, portanto, é uma poderosa ferramenta de marketing que aumenta a identidade da marca e faz parte do chamado marketing auditivo.

Atenção: o jiingle é completamente diferente da trilha sonora do comercial. Na verdade, estamos falando de poucas notas e não de uma peça editada para um comercial inteiro.

Exemplos de jiingle

Alguns jiingles são antigos, mas ainda relevantes hoje.

Aqui estão alguns exemplos realmente importantes de como o jiingle pode fazer você lembrar de uma marca por anos.

Aqui está um exemplo de jiingle, talvez um pouco ousado porque se trata de uma frase repetida várias vezes com notas de fundo, mas que, no entanto, é realmente apropriado!

Vamos falar do mítico spot da Pompea que logo mostra os grandes benefícios das suas meias, em comparação com as outras.

Outro exemplo admirável de jingle puro, è Valfrutta com a frase inimitável: "Valfrutta, a natureza em primeira mão!".

Em definitiva, o jingle è a síntese entre as imagens e a música de um anúncio publicitário e, se realizado com arte, pode tornar uma marca realmente imortal.

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