O lançamento de um produto é a sua inserção estratégica no mercado.
A fase em que se lança um produto é a ser inserida no início do ciclo produtivo e, especificamente, na fase de desenvolvimento e introdução.
Como mencionado no post específico, essa fase é muito arriscada e o fracasso é logo ali.
O lançamento de um produto deve ser sempre precedido por uma estratégia de marketing bem clara, para reduzir ao máx. possível a porcentagem de fracasso subsequente.
Fases estratégicas do lançamento de um produto
Existem três fases estratégicas para o lançamento de um produto:
- Pré-lançamento.
- Lançamento verdadeiro e propriamente dito.
- Monitoramento do produto no mercado (pós-lançamento).
Pré-lançamento: análise e comunicação
No pré-lançamento, desenvolvem-se todas aquelas atividades que parecem óbvias, mas que, na verdade, são fundamentais para o sucesso do lançamento de um produto.
No pré-lançamento, realizam-se estas avaliações:
- Análise do produto: antes de lançar um novo produto no mercado, a empresa ou o profissional se pergunta se ele atende a necessidades reais dos possíveis clientes e quais são as características únicas que o distinguem da concorrência (busca-se a própria Unique selling proposition).
- Análise do mercado e da concorrência: uma vez encontrados os valores e as características únicas que o produto pode oferecer aos clientes, deve-se, obviamente, fazer uma análise da concorrência e do mercado de referência onde o produto será inserido (com a identificação subsequente do target de referência).
- Comunicação e orçamento: uma vez feitas essas análises, passa-se à comunicação. Escolhem-se os canais de comunicação a serem utilizados, como propor o produto no mercado (packaging) e qual orçamento será investido para a promoção.
- Identificação dos KPI (os indicadores que nos darão a possibilidade de entender se o lançamento foi bem-sucedido ou não).
Lançamento propriamente dito do produto
Uma vez escolhidos os canais de comunicação, aqui está o momento do lançamento. A promoção de um novo produto deve ser funcional e emocional ao mesmo tempo, deve transmitir valor e responder a uma necessidade, deve resolver um problema até agora não resolvido.
No período do lançamento, seja o mais interativo possível: ouça seu público e capte todas as opiniões, sejam elas positivas ou negativas.
Prepare-se para fazer ajustes sempre que necessário.
Existem muitas maneiras de lançar um produto e muitas vezes decide-se investir em mais de um canal de comunicação.
As iniciativas mais importantes para lançar um produto são:
- Iniciar campanhas de ADS nas redes sociais.
- Organizar eventos onde o produto é apresentado e, no caso de produtos físicos, distribuir alguns exemplares. No caso de produtos digitais, pode-se, em vez disso, oferecer um teste gratuito no site.
- Utilizar um influenciador ou um testemunhal para dar notoriedade ao novo produto.
Pós-lançamento: análise das campanhas e do próprio lançamento
Aqui se analisam os resultados do lançamento através dos KPI escolhidos na fase de pré-lançamento.
Nesta fase, entende-se se o lançamento é um sucesso ou, infelizmente, os resultados obtidos estarão abaixo das expectativas e, portanto, um fracasso.
Exemplos de lançamento de produto: os fracassos épicos
Se essas regras não forem seguidas, o fracasso é praticamente garantido.
Aqui estão alguns exemplos impressionantes de como até mesmo grandes marcas podem errar.
Ford Edsel: estamos em 1957 e a montadora americana Ford decide lançar no mercado um novo modelo de automóvel: o Edsel. O fracasso monumental desse modelo está nos tempos. Lançado logo após a recessão econômica, esse modelo vendeu apenas 64.000 unidades.
Newton da Apple: em 1993, a Apple também erra. Na época, 1000 dólares por um produto desse tipo (uma espécie de precursor dos tablets) era uma loucura e o fracasso foi total.
Até as grandes marcas erram. Isso demonstra como o lançamento de um novo produto representa uma fase muito delicada que, se tiver sucesso, estabelecerá as bases para criar uma marca que funcionará e se adaptará ao longo do tempo.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.